“Olhares da Infância” é uma iniciativa do projeto Em Pulso em parceria com várias entidades – entre elas o Instituto Serendipidade. Podem participar crianças de 7 a 10 anos.
Inscrições estão abertas no link https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9
Mediado pelo Instituto Serendipidade, com apoio da Disney, o projeto Olhares da Infância inicia um novo ciclo de oficinas com foco em educação inclusiva e transformação social. A iniciativa é realizada pela Em Pulso – iniciativa focada em oferecer oficinas educativas e terapêuticas para pessoas com qualquer diagnóstico de deficiência cognitiva – e conta com a parceria da Causar Transformadora Social e o Instituto Projeto Irmãos.
Nesta edição, as oficinas presenciais oferecem iniciação gratuita ao audiovisual para crianças de 7 a 10 anos com deficiências cognitivas, intelectuais ou neurodivergências. Durante os encontros, que ocorrem de outubro a maio de 2026, os participantes vão aprender sobre o funcionamento do celular enquanto ferramenta audiovisual, além de noções de enquadramento, luz e cor, elaboração de roteiro de filmagem e edição. Como forma de sintetizar o conhecimento, as crianças vão produzir um vídeo documentário de cerca de 7 minutos, sobre seus sonhos e as mudanças que querem ver no mundo. O material final será apresentado em um evento de encerramento aberto à comunidade.
Além das atividades com as crianças, o projeto prevê um outro momento: os Diálogos Familiares, encontros mensais organizados pelo Instituto Projeto Irmãos, que buscam fortalecer a rede de apoio das famílias participantes. Nessas rodas de conversa, serão abordados desafios e conquistas do dia a dia, conectando o conteúdo das oficinas infantis ao contexto familiar. Para garantir a participação plena, será oferecida uma cuidadoteca, espaço dedicado às crianças durante os encontros.
Ao assumir a mediação do projeto, o Instituto Serendipidade atua como catalisador de impacto social, conectando saberes e organizações em torno de um propósito comum: gerar oportunidades para que crianças e famílias sejam protagonistas de suas próprias histórias. Essa articulação reforça o conceito de criação de valor social da entidade – mais do que apoiar iniciativas, o Instituto potencializa seu alcance e significado. “Projetos como esse nos permitem ampliar a consciência sobre a importância da inclusão desde a infância. Ao dar espaço para que essas crianças expressem seus sonhos e olhares sobre o mundo, criamos um movimento de transformação que envolve famílias, comunidade e a sociedade como um todo. Isso fortalece nosso papel de ser ponte, de articular conexões e potencializar iniciativas para que cada ação se torne parte de uma mudança coletiva e duradoura”, destaca Henri Zylberstajn, fundador do Instituto.
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 22 de setembro, pelo link: https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9.
Serviço:
O quê: oficina gratuita “Olhares da Infância”
Quando: de outubro de 2025 a maio de 2026
Local: Casa Udjain – Rua Tácito de Almeida, 107 – São Paulo/SP
Inscrições: https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9