Oficina de audiovisual gratuita promove inclusão de crianças com deficiência

Oficina de audiovisual gratuita promove inclusão de crianças com deficiência

“Olhares da Infância” é uma iniciativa do projeto Em Pulso em parceria com várias entidades – entre elas o Instituto Serendipidade. Podem participar crianças de 7 a 10 anos.

Inscrições estão abertas no link https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9

Mediado pelo Instituto Serendipidade, com apoio da Disney, o projeto Olhares da Infância inicia um novo ciclo de oficinas com foco em educação inclusiva e transformação social. A iniciativa é realizada pela Em Pulso – iniciativa focada em oferecer oficinas educativas e terapêuticas para pessoas com qualquer diagnóstico de deficiência cognitiva – e conta com a parceria da Causar Transformadora Social e o Instituto Projeto Irmãos.

Nesta edição, as oficinas presenciais oferecem iniciação gratuita ao audiovisual para crianças de 7 a 10 anos com deficiências cognitivas, intelectuais ou neurodivergências. Durante os encontros, que ocorrem de outubro a maio de 2026, os participantes vão aprender sobre o funcionamento do celular enquanto ferramenta audiovisual, além de noções de enquadramento, luz e cor, elaboração de roteiro de filmagem e edição. Como forma de sintetizar o conhecimento, as crianças vão produzir um vídeo documentário de cerca de 7 minutos, sobre seus sonhos e as mudanças que querem ver no mundo. O material final será apresentado em um evento de encerramento aberto à comunidade.

Além das atividades com as crianças, o projeto prevê um outro momento: os Diálogos Familiares, encontros mensais organizados pelo Instituto Projeto Irmãos, que buscam fortalecer a rede de apoio das famílias participantes. Nessas rodas de conversa, serão abordados desafios e conquistas do dia a dia, conectando o conteúdo das oficinas infantis ao contexto familiar. Para garantir a participação plena, será oferecida uma cuidadoteca, espaço dedicado às crianças durante os encontros.

Ao assumir a mediação do projeto, o Instituto Serendipidade atua como catalisador de impacto social, conectando saberes e organizações em torno de um propósito comum: gerar oportunidades para que crianças e famílias sejam protagonistas de suas próprias histórias. Essa articulação reforça o conceito de criação de valor social da entidade – mais do que apoiar iniciativas, o Instituto potencializa seu alcance e significado. “Projetos como esse nos permitem ampliar a consciência sobre a importância da inclusão desde a infância. Ao dar espaço para que essas crianças expressem seus sonhos e olhares sobre o mundo, criamos um movimento de transformação que envolve famílias, comunidade e a sociedade como um todo. Isso fortalece nosso papel de ser ponte, de articular conexões e potencializar iniciativas para que cada ação se torne parte de uma mudança coletiva e duradoura”, destaca Henri Zylberstajn, fundador do Instituto.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 22 de setembro, pelo link: https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9.

Serviço:

O quê: oficina gratuita “Olhares da Infância”

Quando: de outubro de 2025 a maio de 2026

Local: Casa Udjain – Rua Tácito de Almeida, 107 – São Paulo/SP

Inscrições: https://forms.gle/hDvbBuWY3tB4Cx6N9

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore