Evento na Câmara Municipal de São Paulo propõe diálogo para garantia de direitos aos mais de 30 mil estudantes beneficiários da Educação Especial na rede municipal
Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a Câmara Municipal de São Paulo recebe o seminário “Diálogos sobre Práticas de Educação Inclusiva”, um encontro para discutir a educação especial na perspectiva inclusiva na rede pública municipal.
A iniciativa, apartidária e plural, reúne especialistas, organizações da sociedade civil, famílias de estudantes com deficiência e parlamentares, com o objetivo de promover práticas educacionais mais justas e acessíveis para todos.
Os debates pretendem mostrar que a educação especial na perspectiva inclusiva pressupõe pertencimento, participação e aprendizado significativo para cada criança e adolescente, com ou sem deficiência.
Promovida pela Humanitária 360, a programação será composta por cinco painéis temáticos ao longo da manhã, das 9h às 12h, com o debate sobre os marcos legais na abertura, seguido pelas temáticas a respeito de dados da educação especial, desafios no ambiente escolar e estratégias para garantir o acesso e a aprendizagem de estudantes com deficiência.
Um dos destaques será o Painel 4, às 11h30, que contará com a participação da ONG Mais Diferenças apresentando propostas concretas para ampliar a participação e a inclusão na rede pública, com foco na formação docente, acessibilidade e práticas pedagógicas equitativas. O encontro se encerra com uma conversa aberta entre convidados e público, reforçando a construção coletiva de políticas inclusivas.
Na capital paulista, mais de 30 mil estudantes beneficiários da Educação Especial estão matriculados na rede municipal, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. O número deve ser celebrado, mas também servir de alerta para a necessidade de formação continuada de profissionais da educação e mais investimentos voltados à garantia da acessibilidade, especialmente no que diz respeito à oferta de atendimento educacional especializado (AEE).
Confira a programação abaixo:
09h00 – Abertura
PAINEL 1
09h30 – Marcos Legais e Contexto Histórico da Educação Inclusiva
PAINEL 2
09h50 – Dados da Educação Especial e a Jornada Escolar
PAINEL 3
10h10 – Perspectivas dos desafios no ambiente escolar
11h00 – Intervalo
PAINEL 4 – 11h30
Como ampliar o acesso, participação e aprendizagem
PAINEL 5 – 11h50
Co-construindo o futuro: conversa aberta entre convidados e plateia
12h00 – Encerramento
Serviço:
Seminário “Diálogos Sobre Práticas de Educação Inclusiva”
Data: 1º de agosto de 2025, das 9h, às 12h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – SP
Evento gratuito e aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia
Sobre a Mais Diferenças: Criada em 2005, a Mais Diferenças é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Reconhecida como OSCIP e Entidade Promotora de Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça, desenvolve projetos em parceria com setores públicos, privados, universidades e organizações nacionais e internacionais. Saiba mais em: maisdiferencas.org.br