* OPINIÃO – A ciência por trás das fraldas para adultos

**Por Gabriel Pelucio

Muitos itens do dia a dia em que confiamos foram criados pela ciência. A maioria de nós realmente não percebe o processo científico acontecendo bem na frente de nossos olhos, mas a ciência aumenta nossa qualidade de vida e nos ajuda a fazer mais e melhor a cada dia. Ela está por trás do desodorante que usamos, do sabonete que mata os germes de nossas mãos ou de uma embalagem de plástico que é completamente biodegradável. Mas qual é a ciência por trás das fraldas para adultos?

As fraldas para adultos e bebês são um ótimo exemplo do uso da química para melhorar nossas vidas. A mesma tecnologia que nos mantém secos e livres de assaduras quando crianças serve para um adulto que precisa de produtos para incontinência urinária. As vendas de fraldas para adultos seguem crescendo a cada ano. O problema afeta aproximadamente 5% das pessoas no mundo, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia. As causas incluem, gravidez e parto, condições de saúde como diabetes e obesidade, além das mudanças que acompanham o envelhecimento, segundo o Ministério da Saúde.

O uso de produtos para incontinência em adultos remonta ao antigo Egito, mas percorremos um longo caminho desde então. Antes da fralda moderna chegar a ser o que é hoje, houve diversas alternativas, incluindo o uso de folhas, peles de animais, musgo, lã, além das fraldas feitas de pano. Foi na década de 1940 que as fraldas descartáveis ​​fizeram sua estreia.

O produto trouxe praticidade para a rotina diária de cuidados com os bebês e era feito basicamente de polpa de algodão ou celulose revestida. A contribuição da ciência veio com o desenvolvimento do polímero superabsorvente (SAP) que absorve e retém a urina, permitindo a redução significativa da espessura da fralda, tornando-a mais segura e confortável. Assim como para as fraldas infantis, os produtos para adultos atuais são discretos, quase à prova de vazamentos e podem rapidamente absorver um bom volume de líquido.

A inovação também permitiu uma maior variedade de produtos para incontinência urinária, desde protetores e absorventes para escapes de urina leves a moderados, as que imitam a modelagem de roupas íntimas até as fraldas para incontinência intensa e severa.

O SAP é uma tecnologia essencial nas fraldas atuais. Produzido pela BASF no Brasil, são grânulos especiais que podem absorver e reter grandes quantidades de líquidos, como a urina. É ele que garante que o fluido seja rapidamente absorvido e bloqueado com segurança e que a pele e as roupas permaneçam secas e limpas. Quanto mais grânulos, mais eficientes e finas são as fraldas devido à redução da polpa de celulose que compõe o núcleo absorvente da fralda. O alto poder de retenção do SAP é fundamental para os usuários de fraldas para adultos, pois assim podem se movimentar, permanecer sentados ou deitados com conforto e segurança, sem que o líquido escape.

A tecnologia ainda contribui para a sustentabilidade porque economiza a quantidade de material empregado na confecção do produto. Assim a ciência apoia o dia a dia de milhares de consumidores que podem se manter ativos, inclusive para a prática de esportes, com a proteção de alta tecnologia cada vez mais confortável, discreta, eficiente e segura, garantindo que a pele permaneça seca e saudável.

  • * OPINIÃO reflete a opinião e posição exclusiva do autor

**Gabriel Pelucio, consultor técnico de Higiene da BASF para América do Sul

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore