Orquestra Parassinfônica de São Paulo abre edital com 49 vagas

Composta por músicos com e sem deficiência, a OPESP é oportunidade para vivência completa numa orquestra, desde cronograma intenso de aulas com grandes mestres da música clássica a apresentações em teatros de prestígio. Inscrições acontecem de 30 de outubro a 16 de novembro, com oportunidades nos naipes de cordas, madeiras, metais e percussão.

A Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), uma iniciativa inédita de inclusão social por meio da música clássica, anuncia a abertura de seu edital para a Temporada 2025. Serão selecionados 49 músicos, sendo 40% das vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). As inscrições estarão abertas de 30 de outubro a 16 de novembro de 2024 pelo site oficial da orquestra.

Os músicos interessados e com experiência musical podem concorrer a vagas em cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarinete, fagote), metais (trompete, trompa, trombone) ou percussão (incluindo tímpanos).

Jornada de Sucesso

A Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP) foi idealizada pelo produtor cultural Igor Cayres e fundada em 2022 com o objetivo de promover a inclusão social por meio da música clássica. Desde então, o projeto reúne músicos com e sem deficiência e já se apresentou em espaços de grande prestígio, como a Sala São Paulo e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em reconhecimento ao seu impacto, a OPESP conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura, o Prêmio Concerto 2023, na categoria Inovação – votação do público e realizou mais de uma dezena de apresentações, consolidando seu papel como um importante espaço de inclusão artística no Brasil.
 

A semente da OPESP tem dado frutos. A exemplo, a solista Caroline Brito, após sua temporada com a OPESP, foi convidada a participar de um comercial para as Paraolimpíadas. ‘Meu desejo é justamente que a OPESP não seja um fim, mas uma ferramenta para dar confiança e visibilidade a esses músicos, para que sigam em voos solos ainda mais altos,’ comenta Igor Cayres.

Com um cronograma de aulas e ensaios, coordenados pela pianista e professora Aída Machado e sob a regência do Maestro Marcos Arakaki, a OPESP oferece bolsas de estudo e uma oportunidade única de desenvolvimento musical. “A OPESP é mais que uma orquestra, é um projeto de transformação social por meio da música. Desde o início, nosso objetivo foi abrir espaço para que músicos com deficiência pudessem expressar seu talento em um ambiente de excelência artística. Ao longo desses anos, vimos o impacto que a música tem na vida dessas pessoas e na sociedade como um todo, e é emocionante acompanhar o crescimento e a superação de cada um deles”, afirma Aída Machado, Coordenadora Pedagógica da OPESP.
 

O processo 2024 contará com a seleção de 49 músicos para integrar o corpo artístico da orquestra, além dos suplentes. Os músicos selecionados receberão uma ajuda de custo mensal durante o período de ensaios e apresentações. A temporada 2025 incluirá pelo menos três grandes concertos, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
 

A OPESP é uma realização da Associação Orquestra Parassinfônica de São Paulo e do Ministério da Cultura, com o patrocínio da John Deere e Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O projeto, idealizado por Igor Cayres, visa promover a inclusão e a promoção das capacidade de músicos com deficiência, oferecendo-lhes um espaço de destaque no cenário da música clássica.
 

Cronograma

  • Inscrições: 30 de outubro a 16 de novembro de 2024.
  • Resultado da pré-seleção: 3 de dezembro de 2024.
  • Audições presenciais em São Paulo: 5 e 6 de dezembro de 2024.
  • Resultado final: 13 de dezembro de 2024.

Como Participar

Os interessados devem acessar o site oficial da OPESP para ler o edital e preencher o formulário de inscrição.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore