Levantamento produzido em parceria com o Instituto Locomotiva vai mapear as principais demandas de PcD no mercado de trabalho
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil, representação local da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, convida pessoas com deficiência que atuam no mercado de trabalho a responderem à 2ª edição da pesquisa “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, realizada em parceria com a Talento Incluir e o Instituto Locomotiva. O questionário, aberto ao público e realizado de modo anônimo, fica disponível até o dia 18 de outubro.
A iniciativa tem por objetivo mapear barreiras e necessidades enfrentadas por profissionais com deficiência no ambiente de trabalho, bem como reunir dados que subsidiem políticas públicas, práticas corporativas mais inclusivas e ações afirmativas.
Atualmente, pouco mais da metade das vagas reservadas às pessoas com deficiência, por força da Lei de Cotas, está preenchida no mercado de trabalho formal brasileiro, somando 634,6 mil profissionais com deficiência ou reabilitados, conforme dados do Ministério do Trabalho. Só no primeiro semestre deste ano, 63,3 mil PcDs ou pessoas reabilitadas pela Previdência Social foram contratadas no país, de acordo com o eSocial. A Lei nº 8.213/91 exige que empresas com 100 ou mais funcionários reservem um percentual de suas vagas para Pessoas com Deficiência ou reabilitados do INSS, variando de 2% a 5% conforme o número de colaboradores.
A primeira edição do estudo Radar da Inclusão, realizada em 2024, apontou desafios estruturais para a inclusão no trabalho. Entre os entrevistados, 9 em cada 10 pessoas com deficiência ou neurodivergentes que estavam ativamente na força de trabalho enfrentaram situações de capacitismo no ambiente profissional; 84% tiveram sua saúde mental ou emocional impactada pelo capacitismo no trabalho; e 82% dos que trabalhavam afirmaram que somente a minoria das empresas no Brasil está adaptada para receber pessoas com deficiência.
Podem responder o novo questionário pessoas com 18 anos ou mais com deficiência ou neurodivergentes. A participação é voluntária, gratuita e anônima, e o preenchimento do documento leva em torno de 15 minutos. As respostas serão tratadas de forma agregada por especialistas, com análise técnica para identificação de demandas e recomendações.
“Acreditamos que a informação é um instrumento poderoso de transformação. Ao participarem, profissionais com deficiência contribuem para a construção de um diagnóstico robusto, capaz de orientar empresas e governos na promoção de ambientes de trabalho mais acessíveis, seguros e equitativos”, afirma Verônica Vassalo, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da área de Direitos Humanos do Pacto Global da ONIU – Rede Brasil.
Para participar, o interessado deverá acessar este link até o dia 18/10.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes nacionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Oceano, Resíduos, Agricultura, Florestas, Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir, empresa com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil profissionais com deficiência. Fundada em 2008, sua missão é trazer dignidade para pessoas com deficiência por meio da empregabilidade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 650 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Renner, Mondelez, Siemens Energy, Siemens Healthineers, Organizações Globo, Sephora, Loreal, AstraZeneca, GRU Airport, Eurofarma entre outras. Para mais informações, acesse: Talento Incluir (site)
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva trabalha para mostrar que existem pessoas e histórias por trás de cada número. Olhamos a fundo para a população que vive, consome e sonha no Brasil, para que nossos números tenham história e identidade. Com isso, transformamos resultados de pesquisas em conhecimento e estratégia, ampliando as possibilidades de empresas, instituições e organizações, contribuindo para a construção de identidade entre elas e seus públicos e gerando indicadores capazes de fomentar o debate público. Nosso trabalho é sermos porta-vozes da população e um farol para os dados que realmente importam.