Pais que ensinam que o amor não tem barreiras

Pais que ensinam que o amor não tem barreiras

OPINIÃO

  • * Por Abrão Dib

No Dia dos Pais, celebramos não apenas a figura paterna, mas também a força, a dedicação e a inspiração que cada pai representa.

Hoje, a homenagem é especial para os pais com deficiência — homens que, todos os dias, mostram que paternidade não se mede por limitações físicas, sensoriais ou intelectuais, mas pela intensidade do amor e pelo compromisso com a família.

Ser pai já é, por si só, um ato de coragem. Mas ser um pai com deficiência é, muitas vezes, enfrentar obstáculos adicionais: a falta de acessibilidade, o preconceito, a subestimação da capacidade de cuidar, brincar, educar e proteger. Ainda assim, esses homens transformam desafios em oportunidades para ensinar valores profundos aos filhos — como empatia, respeito, resiliência e igualdade.

Esses pais são exemplos vivos de que a deficiência não define a pessoa. Pelo contrário, revela novas formas de viver a paternidade. Eles adaptam brincadeiras, reinventam rotinas, encontram soluções criativas e, acima de tudo, provam que a presença, o carinho e a escuta são muito mais importantes do que qualquer padrão imposto pela sociedade.

Neste Dia dos Pais, a nossa homenagem vai para todos os pais com deficiência que inspiram, educam e constroem, com seus filhos, histórias de superação e amor. Que suas vozes sejam ouvidas, seus direitos respeitados e seus exemplos multiplicados.

Porque paternidade é, antes de tudo, estar presente — de corpo, alma e coração.

  • * Abrão Dib é jornalista, editor do Diário PcD e presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore