Para Associação, trabalho do oncologista vai além do tratamento da doença

Sociedade reitera também a importância de mais valorização desses especialistas para que tenham condições adequadas de trabalho em todo o território nacional

Ciência médica que estuda o câncer e os tumores que podem ser desenvolvidos no corpo humano, a oncologia, palavra que vem do grego onkos, que significa massa, volume, tumor, e do termo logia, que significa estudo, é uma das áreas mais importantes da medicina.

Uma área que requer profissionais altamente capacitados, e que merecem ser valorizados. Para destacar esses especialistas, no dia 9 de julho celebra-se o “Dia do Oncologista”, profissional responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento do câncer. É da responsabilidade dele, por exemplo, analisar o quadro clínico do paciente e orientá-lo sobre o melhor tratamento. No entanto, na maioria das vezes, o oncologista trabalha com uma equipe multidisciplinar para que o paciente tenha o melhor tratamento possível durante o processo. “O trabalho do oncologista deve ser sempre enaltecido, pois é preciso saber lidar com a doença em si, com o paciente e com os familiares, que depositam suas esperanças nesse profissional”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal.

Números

De acordo com dados coletados pelo estudo Demografia Médica no Brasil 2023, o País conta com 4.730 oncologistas clínicos em atuação, que atuam diariamente com diferentes tipos de cânceres. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná são os Estados que mais contam com esses especialistas. “Esses dados mostram a necessidade de mais valorização desses especialistas, para que todas as regiões do Brasil contem com esses profissionais”, comenta Canal.

Entre os cânceres mais comuns no Brasil estão: Pulmão (2,09 milhões de casos); Mama (2,09 milhões de casos); Colorretal (1,8 milhão de casos); Próstata (1,28 milhão de casos); Câncer de pele não melanoma (1,04 milhão de casos) e Estômago (1,03 milhão de casos).

Números divulgados em novembro de 2023 pelo Censo SBOC da Oncologia Clínica no Brasil revelaram que 65% dos médicos oncologistas estão satisfeitos com a carreira. No entanto, para 42% dos 761 participantes da pesquisa realizada com profissionais de todo o País, os diagnósticos tardios são um obstáculo para aqueles que trabalham, integralmente ou na maior parte do tempo, no serviço público.

Dia Nacional do Cirurgião Oncológico

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n.o 14.827/24, que institui o “Dia Nacional do Cirurgião Oncológico”, no dia 17 de julho, também com o objetivo de valorizar esse profissional e abordar a importância sobre a prevenção para os diferentes tipos de cânceres.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a especialidade de cirurgia oncológica no dia 17 de julho de 2017. No Brasil, esses profissionais, de acordo com a Resolução do Conselho, devem passar por especialização de três anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 73 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no País até 2025. No mesmo período, para os homens, a estimativa é de 71 mil novos casos de câncer de próstata.

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore