Para diretor da Afubesp, “avaliação para isenção de IPVA para PCD não é transparente”

Desde a vigência das novas regras no estado de São Paulo para as pessoas que buscam a isenções do IPVA tem acontecido fatos que deixam em dúvida a forma como foi ‘determinado’ a implantação de uma Avaliação Biopsicossocial através de homologados pelo IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia. O MP – Ministério Público de São Paulo e TCE – Tribunal de Contas investigam ‘possíveis’ irregularidades no que vem ocorrendo em São Paulo.

O Diário PcD vem relatando pessoas com deficiência com amputações de membros inferiores sendo considerados como ‘grau leve’ de deficiência, determinando, portanto, que o contribuinte não tem direito à isenção, pois, de acordo com a legislação estadual, apenas pessoas com deficiências de grau ‘moderado’ e ‘grave’ devem ter direito ao benefício.

De acordo com Isaías Dias, ex conselheiro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade) e atualmente diretor da Afubesp – Associação dos Funcionários do Grupo Santander/Banespa/Banesprevev/Cabesp, não há transparência no que se refere à avaliação. “O governo cria regras confusas, como por exemplo, a classificação utilizada pela perícia para definir se deficiência é leve, moderada ou grave. As informações precisam ser claras. Isso é dever do poder público.”

Em nota da entidade, o diretor destaca que “esse problema poderá ser sanado quando for implementada a avaliação biopsicossocial da deficiência pelo Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM), pois tal instrumento padronizaria as perícias nos estados e municípios. Há a possibilidade de regulação, em julho deste ano, quando ocorre a 5ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência”.

Confira matérias da Rede Globo e Rádio Bandeirantes que confirmam denúncias feitas pelo Diário PcD

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore