Parapan de Jovens 2025: Brasileiros conquistam 10 medalhas no tênis de mesa no segundo dia

Parapan de Jovens 2025: Brasileiros conquistam 10 medalhas no tênis de mesa no segundo dia

A delegação brasileira conquistou os primeiros pódios na competição no tênis de mesa, com quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes

O Brasil ganhou as primeiras medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 no sábado, 1º, todas no tênis de mesa. Quatro brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio, dois conquistaram a medalha de prata, e quatro ficaram com o bronze.

Seis brasileiros chegaram às finais no tênis de mesa, sendo uma delas totalmente verde-amarela: o catarinense Maycon Oliveira derrotou o também catarinense Arthur Costa por 3 sets a 2, com parciais de 10/12, 11/3, 11/6, 8/11 e 11/3.

Duas brasileiras conquistaram o ouro: na classe 7 (andantes), a goiana Lethícia Lacerda, que venceu a venezuelana Maria Victoria Azuaje por 3 sets a 0 (11/4, 11/3 e 11/2); e na classe 8 (andantes), a carioca Sophia Kelmer, que fez 3 sets a 2 na chilena Joseline Yevenes, com parciais de 7/11, 11/9, 11/5, 11/13 e 11/6.

“Fico muito feliz de poder jogar com a camisa verde-amarela. Posso jogar 500 vezes, é sempre uma emoção. Jogar contra a Joseline, que é uma atleta da casa, teve a torcida vibrando a cada ponto, eu particularmente gosto. Isso me motiva. E ela é experiente, já joga o circuito adulto. […] Então, fui muito bem, mantive a cabeça no lugar em um jogo de altos e baixos. E, no final, o importante foi o mental. Saber que eu represento o Brasil dá um gás”, disse Sophia.

O paulista Jean Carlos de Souza Mashki, da classe 8, foi o último brasileiro a jogar. Diante do costarriquenho Steven Roman Chinchilla, ele também venceu por 3 sets a 2, com parciais de 7/11, 11/4, 11/8, 7/11 e 11/8.

Já o mineiro Lucas Fonseca conquistou a medalha de prata, sendo derrotado pelo argentino Ethan Skiarsk por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/7 e 11/4.

A competição, para atletas de 14 a 23 anos, vai de 31 de outubro até 9 de novembro e está sendo disputada em duas regiões do Chile: na metropolitana de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital.

Brasil invicto no tênis em cadeira de rodas
Foram três participações brasileiras no tênis em cadeira de rodas no dia, com três vitórias. A mineira Vitória Miranda venceu a peruana Kate Valentina Valenzuela Rivera por 2 sets a 0, com um duplo 6/0.

Na chave de simples, o mineiro Lucas Daniel Dutra superou o peruano Angel Jesus Gonzales Aguilar por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0). Mais tarde, ele voltou à quadra ao lado de Luiz Calixto, também de Minas Gerais, nas duplas, e venceu os argentinos Ian Davidson e Joaquin Nicolas Lezama por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0.

Vitórias no goalball
Pela segunda rodada do torneio de goalball, a Seleção feminina venceu o Canadá por 5 a 3 e manteve os 100% de aproveitamento na competição – já havia vencido a Argentina.

A Seleção masculina também encarou os canadenses – e também venceu: 8 a 3. Este foi o primeiro triunfo da equipe, que empatou com os argentinos na estreia.

Derrota no basquete
O Brasil também entrou em quadra contra o Canadá no basquete em cadeira de rodas 5×5. Estreando na competição, os brasileiros foram derrotados por 76 a 34.

No domingo, os brasileiros voltam a entrar em quadra, desta vez contra a Argentina, que também foi derrotada na estreia – 65 a 62 para a Colômbia.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore