Parapan de Jovens: Brasil campeão! Ouros no vôlei sentado, futebol de cegos e bocha garantem título no Chile

Parapan de Jovens: Brasil campeão! Ouros no vôlei sentado, futebol de cegos e bocha garantem título no Chile

Brasil conquistou seis medalhas no décimo e último dia de provas; foram três ouros na bocha, um no futebol de cegos e um no vôlei sentado, que também garantiu uma medalha de prata

Com as conquistas deste domingo, 9, a delegação brasileira encerrou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 na primeira colocação do quadro de medalhas, com 99 pódios, sendo 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. A segunda melhor campanha ficou com a Colômbia, que teve atletas medalhados em 116 oportunidades – com 51 ouros, 31 pratas e 34 bronzes, seguida pelo México, que somou 98 medalhas — 36 de ouro, 31 de prata e 31 de bronze.

No décimo e último dia de competições , o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em três modalidades diferentes, conquistando cinco medalhas douradas: bocha, vôlei sentado e futebol de cegos. Do vôlei sentado veio também a outra medalha do dia, de prata.

“Estamos muito felizes com esse resultado. Essa competição é mais uma no processo de formação do atleta. Nós temos hoje no CPB um fundo específico para fomentar o desenvolvimento de jovens atletas. Em parceria com as confederações, estamos desenvolvendo um trabalho específico com atletas de até 23 anos. Esse momento é aquele de entender como estamos de fato, quando confrontamos outros países. É um momento importante. Tem muita gente trabalhando. Quero agradecer aos professores, treinadores, clubes, associações, confederações, o CPB, e principalmente os jovens atletas – que possam voltar para suas casas celebrando e motivados a seguir na carreira”, analisou Jonas Freire, diretor de esportes de Alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A competição, para atletas de 14 a 23 anos, foi de 31 de outubro até 9 de novembro e foi disputada em duas regiões do Chile: na metropolitana de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital.

São 120 atletas de até 23 anos que representaram o país em 12 modalidades: tiro com arco, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas (5×5 e 3×3) e atletismo.

Na última edição do Parapan, em Bogotá, na Colômbia, em 2023, o país chegou ao topo do pódio em ao menos uma vez nas nove modalidades em que participou. A delegação brasileira conquistou 52 medalhas, sendo 30 de ouro, 13 de prata e nove de bronze

Em 2017, São Paulo sediou o Parapan de Jovens, e o Brasil liderou o quadro de medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze.

O melhor desempenho do país na história do Parapan de Jovens foi registrado em 2013, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Naquele ano, o país foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).

Já a estreia brasileira no evento, em Bogotá 2009, terminou com a conquista de 134 medalhas, novamente com a maioria delas douradas. Foram 78 ouros, 39 pratas e 17 bronzes.

Bocha dourada

A modalidade mais premiada do dia para os brasileiros foi a bocha. Nos pares BC4, o Brasil enfrentou a Argentina na última rodada da fase única precisando de uma vitória para garantir o ouro – e ela veio. Os brasileiros venceram por 7 a 0 para conquistar a competição.

Na disputa por equipes, classes BC1 e BC2, o Brasil teve partida decisiva contra a Colômbia, e também venceu. Com o placar de 10 a 4, os brasileiros ficaram com mais uma medalha de ouro na modalidade.

Nos pares BC3, Brasil e Argentina também se enfrentaram, mas pela semifinal da competição. A Seleção Brasileira venceu por 4 a 1 e se garantiu na disputa pelo ouro, contra o Peru.

Na decisão, a última competição disputada por brasileiros no Chile, mais uma vitória: 4 a 2 e medalha de ouro.

Finais no vôlei sentado
A seleção feminina enfrentou os Estados Unidos na decisão do vôlei sentado e ficou com a medalha de prata. As norte-americanas venceram por 2 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/23 e 26/24.

A seleção masculina enfrentou a Argentina na final e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 25/9 e 25/11, garantindo mais uma medalha de ouro.

Ouro no futebol de cegos
A Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 1 a 0 na final do futebol de cegos, e garantiu a medalha de ouro e o bicampeonato na modalidade. O único gol da partida foi marcado por Anael.

“A medalha representa muita raça. É gratificante. Para mim, é muita superação. Há dois anos, eu quebrei a perna, estava voltando de lesão. […] Todo mundo está muito feliz de ter representado o Brasil e conseguido o ouro. […] É um sentimento de dever cumprido. Eu peguei a responsabilidade para mim e me cobrei mesmo. Quando marcava um, ficava o sentimento de que podia ter feito mais. Então, saio muito aliviado. Dever cumprido”, celebrou o autor do gol do título após a conquista.

Quarto lugar no futebol PC
Na disputa pelo bronze, o Brasil enfrentou os donos da casa do Chile no futebol PC, repetindo o duelo do último sábado, 8.

Assim como no primeiro encontro, os anfitriões saíram vitoriosos. Desta vez, o triunfo foi por 5 a 1.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore