Paraplégica e cadeirante é considerada com Grau Leve de deficiência

Fato foi narrado por Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com exclusividade ao Diário PcD. Paraplégica e cadeirante, ela afirma estar indignada com o resultado de perícia

A equipe do Diário PcD vem relatando nos últimos meses as dificuldades que as pessoas com deficiência do estado de São Paulo estão enfrentando para comprovar o grau de deficiência, através de Avaliação Biopsicossocial obrigatória com homologados pelo IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia. Nesse caso, todos os contribuintes que trocaram ou compraram novos veículos, e buscam a isenção do IPVA – Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, obrigatoriamente precisam passar por nova perícia. O governo estadual descartou até mesmo a comprovação daqueles que comprovaram a deficiência em busca de outros tributos.

A situação é tão delicada que o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foram acionados para investigar situações de amputados, paraplégicos e tetraplégicos que perderam o direito à isenção, pois para os peritos eles possuíam grau leve, que, pela legislação, tirava o direito ao benefício. Muitos precisaram recorrer administrativamente, e ainda aguardam o resultado dos recursos.

Mas a entrevista de Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, volta a ser bastante comentada entre o segmento em todo o Brasil. Na noite da quinta-feira, 4, a titular do principal órgão brasileiro voltado a garantir os direitos PcD admitiu que o grau de deficiência dela foi considerado como Grau Leve, em perícia realizada em instituição federal.

Na noite desta sexta-feira, 5, o Diário PcD repercute a indignação e o grave fato que envolve uma das principais representantes do segmento em todo o Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore