Parceria FESA Group e Egalite impulsiona inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Parceria FESA Group e Egalite impulsiona inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Colaboração une expertises complementares para oferecer soluções completas em recrutamento, seleção e acessibilidade, reforçando o compromisso com a diversidade e a equidade

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no eSocial, mostram que, entre janeiro e junho de 2025, mais de 63 mil pessoas com deficiência ou reabilitadas pela Previdência Social foram contratadas em todo o país. A maioria das admissões ocorreu na Região Sudeste (35.285), seguida pelas regiões Sul (12.221), Nordeste (8.438), Centro-Oeste (4.686) e Norte (2.698). Mais de 93% dessas contratações foram realizadas em empresas obrigadas pela Lei de Cotas, evidenciando a relevância da legislação para a inclusão no mercado de trabalho. Nesse contexto, a FESA Group e a Egalite firmaram uma parceria estratégica para impulsionar a contratação e a permanência desse público em diferentes setores da economia.
 

O anúncio ocorre em uma data simbólica, marcada pelos 20 anos da Lei nº 11.133/2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na última segunda-feira, 21 de setembro. Mais do que atender à legislação, a colaboração entre as duas empresas busca contribuir para ambientes corporativos mais inclusivos e acessíveis, promovendo a valorização das pessoas com deficiência.
 

A iniciativa combina as expertises complementares das organizações. A FESA Group, com atuação ampla em desenvolvimento de jornadas de diversidade focadas em públicos sub-representados – incluindo gênero, raça, etnia, pessoas com deficiências e orientação afetivo-sexual – e soluções como desenvolvimento de lideranças, programas de mentoria, team building, soma-se à experiência da Egalite, referência em recrutamento, seleção e diagnósticos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
 

“O desafio da inclusão no Brasil não está apenas na abertura de vagas, mas na garantia de trajetórias consistentes de desenvolvimento profissional. Quando falamos em diversidade, é preciso considerar também os mecanismos de retenção e progressão de carreira. Acreditamos que iniciativas como essa ajudam a transformar a relação das empresas com o tema, indo além da obrigação legal”, afirma Jaime Caetano de Almeida, VP e sócio da FESA Group.
 

Em janeiro de 2025, o Brasil registrava 545.940 pessoas com deficiência ou reabilitadas da Previdência Social trabalhando com carteira assinada, segundo o eSocial. Apesar do avanço, os dados do MTE indicam que apenas cerca de 53% das vagas previstas pela lei estão atualmente ocupadas, mesmo com um contingente expressivo de pessoas com deficiência em idade produtiva aptas a assumir essas posições.
 

“Há mais de 15 anos, a Egalite atua para que a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo às empresas soluções que vão muito além do cumprimento da Lei de Cotas. Com iniciativas que envolvem atração de talentos, fortalecimento da cultura inclusiva e avaliação de acessibilidade, já contribuímos para a inclusão de mais de 10 mil pessoas com deficiência em todo o Brasil. A parceria com a FESA Group reforça nossa missão de disponibilizar ferramentas práticas e estratégicas para atrair, desenvolver e reter profissionais com deficiência, apoiando as organizações na construção de ambientes verdadeiramente diversos, acessíveis e inovadores”, comenta Guilherme Braga, CEO e Fundador da Egalite.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore