PcD NÃO É FRAUDE: Desabafo de pessoas com deficiência VIRALIZA nas redes sociais

O relato de Oswaldo Firmo retrata a realidade de mais de 95% do segmento das pessoas com deficiência em SP, pois o estado afirma que são ‘fraude’.

O ataque sofrido pelas pessoas com deficiência quando o Governo de São Paulo disse que grande parte das isenções do IPVA era fraude repercute de forma muito forte diante do segmento.

Com essa acusação – de que a fraude PcD causava impacto nos cofres públicos, acabou fazendo com que os deputados estaduais de São Paulo alterassem as regras para a isenção do imposto, o que fez com que mais de 95% do segmento tivesse que arcar com o imposto em 2021. A discussão ainda está no judiciário, até que ações movidas pelo Ministério Público e Defensoria Pública tenham julgamento final. Muitos pagaram, e, esperam um dia reconquistar a isenção e ter a devolução dos valores pago.

Se não bastasse a mudança em 2020 das regras para a isenção do imposto, em 2021 o Governo paulista enviou um novo projeto para ALESP, que foi aprovado em regime de urgência pelos parlamentares estaduais, que, teoricamente, devolveria a isenção para que realmente tivesse o direito. Mas só teoricamente mesmo.

Não é bem isso que está acontecendo. Apesar da lei 17.473 ter sido publicada em dezembro de 2021, para que tenha validade efetiva, é necessário haver a regulamentação.

O Governo publicou em 2 de fevereiro o Decreto 66.470, mas até agora não foi divulgada a Portaria CAT, que definiria, de forma efetiva, quais as regras para que as pessoas que tiveram a isenção em 2020 e 2021 apresentem um novo pedido.  

O atual cenário é bastante preocupante para o segmento. Permanece a angústia para saber o que o estado vai exigir para que as pessoas permaneçam tendo a isenção em 2022. O Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos que poderiam judicializar o tema, nada podem fazer, pois o estado apresenta uma tese que enfraquece qualquer pedido de liminar.

Nas últimas horas, a SEFAZ – Secretaria Estadual de Fazenda iniciou a atualização do sistema, o que, de acordo com o órgão, ‘suspenderia’ a cobrança do IPVA para PcD.

Um enquete realizada pelo Diário PcD pelo canal do YouTube mostrou que o número de pessoas com deficiência que tiveram a cobrança a cobrança suspensa é muito pequena.  Apenas 28% afirmaram que a cobrança esta suspensa, enquanto outros 78% continuam com a cobrança ‘firme e forte’. Participaram da enquete 189 pessoas com deficiência.

Para consultar se a cobrança foi suspensa consulte em https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet_consulta/consulta.aspx

SUSPENSÃO NÃO É ISENÇÃO

O Diário PcD alerta que mesmo que o valor esteja suspenso, isso é apenas temporário, pois de acordo com o estado, todas as pessoas com deficiência devem apresentar um NOVO PEDIDO até 31 de julho deste ano. Posterior o pedido será avaliado. Se NEGADO, as pessoas terão 30 dias para pagar o valor do IPVA INTEGRAL. Até o fechamento desta matéria, sem a publicação da Portaria CAT, ninguém sabe como fazer e nem para onde enviar o novo pedido para a obtenção da isenção. Especialistas alertam que o segmento deve, se possível, se precaver financeiramente, pois as exigências que o estado pode fazer para ingressar com o novo pedido, pode afetar a continuidade da isenção.

PcD NÃO É FRAUDE

Desde o fina da manhã deste sábado, 19, os grupos de pessoas com deficiência estão divulgando de forma maciça o DESABAFA PcD do Oswaldo Firmo.

No vídeo ele apresenta as suas deficiências e cobra de João Dória: “governador, eu não sou fraude”.

Confira o vídeo. A proposta é que a publicação VIRALIZE nas redes sociais.

Resposta de 0

  1. LAMENTAVEL O Q ESSE GOVERNARDOR INESCRUPULOSA Q SÒ PENSA NO DINHEIRO, PARA GASTAR COM ELEIÇÃO CRIANDO SUBTERFUGIOS PARA ELIMINAR UM DIREITO CONQUISTADO ATRAVÉS DOS ANOS. TENHO ISENÇÃO A 10 ANOSPOIS COLOQUEI UMA PROTESE TOTAL NO JOELHO A QUAL ME DEIXOU BASTANTE LIMITADO, AO ANDAR SUBIR E DESCER ESCADAS, DIMINUIU A ESTABILIDADE DO CORPO E OUTRAS DIFICULDADES SÓ QUEM TEM PODE AVALIAR. ONDE TEM FRAUDE NISSO. MEU CARRO É ADAPTADO COM ACELERADOR A ESQUERDA POIS A DIREITA TEM A PROTESE ONDE NÃO POSSO COLOCAR CARGA DE ESFORÇO.
    PASSEI POR AUTO ESCOLA FIZ AULAS PRATICAS E EXAMES DO DETRAN DE BALIZA USANDO CARRO ADAPTADO PARA CONSEGUIR ACNH NOVA, PASSEI PELA BANCA DEMEDICOSCREDENCIADOS PELODETRANTUDO DENTRO DA LEI. ONDE ESTÁ A FRAUDE? OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO ONDE ELE VAI SENTIR O PESO DO VOTO E VER ONDE ELE VAI CHEGAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore