Pernambuco realiza em março a Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência

Momento histórico marca a luta do movimento por políticas públicas efetivas de acessibilidade. Evento acontece no Parque Dona Lindú, em Recife, no dia 30 de março, com programação diversa durante a semana

Pela primeira vez na história, Pernambuco está prestes a receber a Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência (PcD). O evento acontece no dia de 30 de março, a partir das 12h, no Parque Dona Lindú, em Recife, e marca a luta do movimento PCD pela equidade de direitos, acessibilidade e exercício de políticas públicas efetivas para a comunidade. A Parada PCD ganhou sua primeira edição nacional em setembro de 2023, realizada em São Paulo. No Nordeste, o movimento chegou na Bahia e, agora, vai deixar sua marca em Pernambuco.


Pernambucana e fundadora do Vale PCD, ONG pela visibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência LGBTQIAPN+, Priscila Siqueira destaca a força do movimento no estado e a necessidade da discussão acerca dos direitos da Pessoa com Deficiência. “Apesar de ser um movimento que acaba alcançando outros estados do Brasil, o Vale PCD começou aqui e tem uma raiz muito forte aqui. Nossa primeira festa acessível, que faz parte da programação, começou aqui. O foco no Nordeste é extremamente importante, por aqui pouco se fala em diversidade e pessoas com deficiência. Não temos locais acessíveis, visibilidade e apoio que precisamos para ter dignidade”, diz ela.


Somando lutas


A Parada PCD Pernambuco é um evento realizado pela ONG Vale PCD e o coletivo Quilombo PCD, que promove um trabalho pela luta antirracista e anticapacitista. Para Weverton Fonseca, psicólogo e fundador do Quilombo PCD, ressalta que a parceria entre as organizações fortalece o movimento e o debate. “Vamos trazer reinvindicações, conversas e diálogos nesses dias de eventos, porque o nosso objetivo é conseguir valorizar todas as pessoas com deficiência, independente de suas interseccionalidades. A participação dos movimentos sociais é importante para que nossos objetivos cheguem cada vez mais longe e para que a gente consiga elaborar propostas e projetos que vão beneficiar toda a comunidade com deficiência”, afirma.


Ele pontua que a deficiência é uma das características dos indivíduos, mas não é a única, e por isso outras identidades sociais também devem ser trazidas à tona no debate e comunicação sobre o pertencimento e humanidade das Pessoas com Deficiência. “A Parada é fruto de movimentações que aconteceram há muitos anos sobre os direitos, a permanência e ampliação dos direitos, pertencimento e entendimento da sociedade de que a deficiência não é motivo para exclusão das pessoas, mas sim de aproximação enquanto sociedade que só tem a se beneficiar entendendo a complexidade humana e que pessoas com deficiência são sujeitos ativos na sociedade, com todos seus direitos e deveres enquanto cidadãos”, reforça o organizador.


Programação
A semana da Parada PCD Pernambuco contará com uma programação diversificada que terá início no dia 25 de março, com Ciclo de Debates sobre temáticas diversas, Mostra de Cinema e Festa.

Confira abaixo:
Palestra – Saúde PCD/Mercado de Trabalho PCD/Acessibilidade Cultural/Tecnologia/Comunicação – 25/03 – 13h-18h – Auditório da OAB Recife – Debate entre instituições, conselhos e elaboração de carta colaborativa para reivindicação de direitos na cidade – 26/03 – 14h-17h – Auditório da OAB Recife – Festival de Curtas e Cine Debate – 27/03 – 14h-16h – Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) – Derby Festa Vale Tude – 28/03 – 20h-04h – Pajubar Parada do Orgulho PCD – 30/03 – 12h -Parque Dona Lindú

-SERVIÇO
O que: 1ª Parada PcD de Pernambuco

Local: Parque Dona Lindú, Av. Boa Viagem

Data: 30 de março, com programação diversa a partir de 25 de março

Horário: Concentração às 12h

Realização: ONG Vale PCD e Coletivo Quilombo PCD

IMAGEM/CRÉDITO: André Fernandes

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore