Pesquisa mostra que empresas evitam contratação de ‘autistas’ em Osasco/SP

Mesmo que haja legislações – como a Lei de Cotas e Lei Brasileira de Inclusão, estatísticas apontam que empresas criam discriminações nas contratações de pessoas com deficiência.

Isso foi constatado em recente na 17ª Pesquisa sobre Trabalhadores com Deficiência no setor Metalúrgico de Osasco e Região, elaborada com apoio do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/SP.

O dirigente Carlos Clemente, coordenador do Espaço Cidadania, “em relação as pessoas com TEA, chama atenção que nenhuma empresa indicou ter contratado pessoas autista nesta pesquisa e nos anos anteriores. 70,2% das vagas são ocupadas por trabalhadores com deficiências física e auditiva, enquanto os que tem deficiências intelectual psicossocial e múltiplas representam 5,5%, sinalizando que há  preferências e exclusões nas contratações de acordo como tipo de deficiência. Nesta pesquisa, não  houve registros de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista“.

Ainda de acordo com Clemente, “desde a primeira pesquisa em 2006 os sucessivos estudos revelam a concentração de contratação de pessoas com deficiências física auditiva representando cerca de 76,6% do total de vagas ocupadas no período, enquanto a somatória de pessoas com deficiências intelectual, psicossocial  múltipla corresponde a cerca de 6,2%A classificação ‘REABILITADO’ representa cerca de 10,3% das vagas, sendo a terceira intensidade de ocupação das cotas previstas em lei, indicando que os acidentes e as doenças relacionados ao trabalho são fortes geradores de deficiências entre os trabalhadores metalúrgicos”.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore