Pesquisa revela que pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes não se sentem totalmente à vontade para falar sobre saúde mental nas empresas

Pesquisa revela que pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes não se sentem totalmente à vontade para falar sobre saúde mental nas empresas

A Talento Incluir traz dicas práticas para empresas atenderem à nova NR1, norma que vai reforçar a importância da segurança emocional e inclusão nas empresas

Segundo a pesquisa Radar da Inclusão 2025, realizada pela Talento Incluir e Pacto Global da ONU – Rede Brasil, falar sobre a própria saúde mentalcom lideranças e profissionais do RH ainda é um tabu para a maioria das pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes inserida no mercado de trabalho. Os dados do levantamento revelam que 77% das pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes empregadas não se sentem totalmente à vontade para conversar sobre o tema com o RH da empresa ou com a liderança. A Nova norma NR1, que avalia riscos psicossociais no trabalho, entrará em vigor em maio deste ano e passará a notificar as empresas que não cumprirem as novas exigências.

Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir – consultoria pioneira com a missão de trazer dignidade para pessoas com deficiência por meio da empregabilidade – avalia que a NR1 representa um avanço importante na proteção da saúde mental e emocional dos trabalhadores, em especial das pessoas com deficiência, reforçando o papel das empresas na construção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e saudáveis.

“A NR1 vai exigir que riscos como assédio moral, discriminação, sobrecarga emocional e capacitismo sejam formalmente considerados pelas empresas. Isso significa que situações antes vistas como culturais — como a invisibilização de competências, a ausência de suporte adequado ou a falta de acessibilidade — passam a ser tratadas como riscos à integridade psicossocial dos colaboradores”, destaca Carolina Ignarra, que traz dicas práticas com foco em inclusão de profissionais com deficiência, para ajudar às empresas a cumprir exigências da nova norma:

  • Capacitar as lideranças: treinamentos específicos ajudam os gestores a identificarem riscos psicossociais e a conduzir equipes com empatia e responsabilidade, considerando as realidades das pessoas com deficiência;
  • Criar políticas anticapacitistas: ter diretrizes bem definidas previne comportamentos discriminatórios e garante um ambiente de respeito e equidade;
  • Escutar ativamente os colaboradores: canais seguros e acolhedores de escuta favorecem o compartilhamento de necessidades, desafios e sugestões, fortalecendo a confiança nas relações de trabalho;
  • Realizar avaliações periódicas: pesquisas de clima organizacional e monitoramento constante ajudam a detectar e prevenir riscos emocionais.
  • Garantir adaptações personalizadas: promover ajustes físicos e emocionais de acordo com as necessidades de cada profissional com deficiência é essencial para assegurar bem-estar e pertencimento.

“A nova NR1 é um marco para consolidar práticas mais humanas e responsáveis nas empresas. A segurança emocional é um pilar fundamental para que as pessoas com deficiência possam desenvolver seu potencial, sentir-se valorizadas e permanecer nas organizações de forma sustentável”, afirma Carolina Ignarra.

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir, empresa com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil profissionais com deficiência. Fundada em 2008, sua missão é trazer dignidade para pessoas com deficiência por meio da empregabilidade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 650 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Renner, Mondelez, Siemens Energy, Siemens Healthineers, Organizações Globo, Sephora, Loreal, AstraZeneca, GRU Airport, Eurofarma entre outras. Para mais informações, acesse: Talento Incluir (site)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore