Planejamento estratégico: como ações de voluntariado podem fortalecer  a cultura organizacional

Ao incluir iniciativas deste gênero nos processos internos, empresas promovem um ambiente de trabalho mais positivo, incentivam o engajamento dos colaboradores e colaboram com o aumento do senso de pertencimento – além de promover impacto social

A inclusão de ações de voluntariado no planejamento estratégico empresarial tem se mostrado uma prática eficaz para fortalecer a cultura organizacional e promover impactos positivos na sociedade. Empresas que incorporam iniciativas de responsabilidade social, especialmente aquelas que incentivam o engajamento ativo de seus colaboradores em atividades voluntárias, agregam valor à sua marca e criam um ambiente mais colaborativo e inclusivo. 

Um estudo da Deloitte realizado em 2024, avaliou o impacto das ações de voluntariado no local de trabalho: 91% dos mil profissionais entrevistados afirmaram que este tipo de iniciativa gera mais conexão com o empregador e promove uma experiência de trabalho mais positiva. O dado reforça uma outra pesquisa, feita pela Gallup, em 2022, que indica que 70% dos colaboradores de empresas que têm voluntariado nas suas práticas se sentem mais engajados e satisfeitos – e que tais ações aumentaram em 25% a lealdade dos clientes.

“O voluntariado é algo extremamente agregador no planejamento estratégico, pois ele promove engajamento, reforça a cultura organizacional e conecta a empresa com a comunidade. Além disso, ajuda a fortalecer os valores de responsabilidade social, gerando impactos positivos tanto para os colaboradores quanto para a reputação da empresa”, destaca Moisés Vasconcellos Marques, administrador de empresas,  sócio consultor da Corall Consultoria e conselheiro no Instituto Serendipidade, entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, que dá apoio a pessoas com deficiência e suas famílias.

Ao integrar o voluntariado como parte de sua estratégia, as empresas conseguem alinhar seus valores com práticas concretas que engajam os colaboradores em causas significativas. Essa abordagem reforça o sentimento de pertencimento e propósito no ambiente de trabalho, aumentando os índices de retenção e satisfação. E além do impacto interno, o voluntariado empresarial contribui significativamente para a inclusão social: projetos focados em áreas como educação, saúde, meio ambiente e combate à desigualdade ampliam o alcance da empresa na comunidade e promovem mudanças estruturais.

A presença do voluntariado no planejamento estratégico além de reforçar o papel social das empresas, também resulta em benefícios tangíveis, como aumento de produtividade e fortalecimento das relações com stakeholders, consumidores e investidores, posicionando a empresa como agente ativo na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Vejo o voluntariado como uma ponte essencial para a inclusão social no meio corporativo. Ele cria oportunidades para interações com realidades diversas, promove a conscientização sobre desigualdades e ajuda as empresas a se tornarem agentes de transformação. Quando bem implementado, o voluntariado contribui para uma cultura mais inclusiva, que valoriza a diversidade e fortalece o papel social da organização”, reforça Moisés.

O fundador do Instituto Serendipidade, Henri Zylberstajn, que tem forte engajamento no meio corporativo não apenas pela sua atuação como empresário, mas também por conta dos seus projetos de inclusão social e no 3º setor, complementa a afirmação do conselheiro. 

“Considerando que a cultura organizacional pode ser encarada como a soma de valores e comportamentos de uma empresa, as ações de voluntariado normalmente funcionam como catalisadores deste processo; ou seja, ajudam a cultura sair do papel e acontecer na prática, fortalecendo princípios e ampliando os laços de cumplicidade e aumentando o senso de pertencimento dos colaboradores”, destaca.   

Portanto, inserir o voluntariado como uma prática estratégica não é uma ação pontual de caridade e sim uma escolha consciente que cria um ciclo virtuoso de engajamento interno e impacto social. Empresas que lideram por meio dessas ações moldam suas culturas organizacionais e ajudam a transformar comunidades inteiras, reforçando seu papel como protagonistas.

Sobre o Instituto Serendipidade

O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar; e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente, o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore