Plano Federal avança em 24 iniciativas para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência

Das 95 ações previstas no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cerca de 25% já foram totalmente concluídas ou registraram entregas parciais nas áreas da saúde, cultura e aviação civil

Lançado há apenas oito meses, o Novo Viver sem Limite já concluiu ou realizou entregas parciais de 24 iniciativas voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. Coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o plano nacional prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos nas áreas de gestão, enfrentamento ao capacitismo, acessibilidade e promoção dos direitos sociais até 2026.

O Novo Viver sem Limite projeta, nesta primeira fase, 95 ações interministeriais e direciona investimentos públicos para a construção de um país mais inclusivo. “O plano nacional nasceu sintonizado com as análises mais amplas sobre o tema, rompendo paradigmas assistencialistas e fortalecendo a inclusão e o reconhecimento das pessoas. Em poucos meses, o Novo Viver sem Limite está realizando entregas nas áreas da saúde, cultura, capacitação profissional e aviação civil”, explica a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

Mobilização

Entre as ações totalmente concluídas estão o reajuste de 35% no valor do custeio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que disponibilizam serviços de reabilitação física, visual, auditiva e intelectual em todas as regiões do país; a revisão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD); e o aumento também em 35% no custeio das oficinas ortopédicas da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde (MS).

A partir do planejamento e das coalizões intersetoriais estabelecidas pelo Novo Viver sem Limite, foi concluída também a publicação do Guia de Acessibilidade na Aviação Civil, que desenvolveu instrumentos para garantir mais inclusão durante os ciclos de viagens aéreas em todo país e está disponível em aviacaoacessivel.com/manual.  

Entre as iniciativas concluídas estão o aumento de vagas de 5% para 10% para pessoas com deficiência no Concurso Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a instituição da Câmara Interministerial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CIDPD) e o reconhecimento de 82 iniciativas culturais idealizadas por e para pessoas com deficiência, através do Prêmio Sergio Mamberti realizado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Com a missão de mobilizar a sociedade brasileira, os estados e os municípios das grandes capitais às comunidades rurais para que possam aderir à política pública, o MDHC lançou o portal novoviversemlimite.mdh.gov.br. O ambiente digital, segundo o diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, integra o eixo de participação social do Novo Viver sem Limite e garante “o monitoramento das ações, o compartilhamento de informações e a transparência de todas as iniciativas previstas no plano nacional”.

Até o momento, cinco estados brasileiros já aderiram à política pública: Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba e Ceará. Outras unidades federativas estão recebendo orientações e apoio técnico sobre o processo de adesão.

Avanço

Além de mobilizar investimentos históricos, estabelecer uma estrutura de governança da política pública e de contribuir com o reajuste os recursos dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionados às pessoas com deficiência, outras doze iniciativas registram entregas parciais.

Do pacote de entregas em andamento, estão a produção de 344 obras audiovisuais financiadas com recursos de acessibilidade comunicacional, por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e a habilitação de vinte novos centros de reabilitação e de cinco oficinas ortopédicas especializadas na produção, adaptação e manutenção próteses, órteses e outros equipamentos.

O governo garantiu ainda a formalização dos termos de execução descentralizada, através do Ministério do Esporte (MESP), para implementação de núcleos do Programa Paradesporto Brasil em Rede (PPBR) no Maranhão, Pará, Piauí e Ceará e a capacitação de 656 profissionais de segurança pública em Libras, por meio de formação disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Acesse a página do Novo Viver sem Limite

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore