Posição da SEFAZ e IMESC sobre dúvidas da isenção do IPVA PcD em São Paulo

O Diário PcD apresenta na noite desta sexta-feira, 12 – em seu canal no YouTube, respostas obtidas oficialmente junto a SEFAZ e IMESC sobre a antiga e desgastante novela para a isenção do IPVA para as pessoas com deficiência no estado de São Paulo.

As dificuldades começaram ainda na gestão dos ex-governadores João Dória e Rodrigo Garcia e permanecem na administração de Tarcísio de Freitas. Entre outubro e novembro de 2023, mais de 34 mil pessoas tiveram seus pedidos indeferidos.

Com exclusividade, o Departamento de Jornalismo do Diário PcD obteve posições oficiais sobre 9 (nove) dúvidas de quem aguarda a definição sobre a isenção de 2022 e 2023 e espera a resposta para 2024.

1º) O prazo limite para recorrer dos indeferimentos publicados em Diário Oficial no dia 30 de novembro foi sexta-feira, 5? Esse é o mesmo prazo para pagamentos dos impostos de 2022 e 2023 antes do início da cobrança dos acréscimos legais?

2º) Quem teve o pedido DEFERIDO em 30 de novembro, já pode buscar a restituição no Banco do Brasil?


3º) Qual é a medida que deve ser adotada por quem apresentou o recurso no SIPET sobre os indeferimentos de 30 de novembro e não teve a cobrança suspensa do IPVA de 2022 e 2023?


4º) O contribuinte que tiver em tramitação o pedido de isenção do IPVA de 2024, tem a opção de fazer de imediato o pagamento do licenciamento?


5º) A SEFAZ já tem alguma projeção de quando deve disponibilizar o resultado dos pedidos de isenção de 2022/2023 e que ainda permanecem em Análise Fiscal?


6º) Quantos recursos administrativos já foram apresentados no SIPET sobre os indeferimentos de 2022/2023? Desses, quantos já tiveram resultados divulgados em Diário Oficial? Nesse caso, os contribuintes receberão mensagens por SMS ou email sobre a negativa do recurso?


7º) Quem teve o recurso no SIPET negado pela SEFAZ, terá quanto tempo para efetuar o pagamento dos impostos de 2022/2023 antes do início da cobrança dos acréscimos legais?


8º) O Diário PcD tem recebido diversas mensagens de pessoas com deficiência que estão tendo problemas para finalizar o agendamento das perícias com homologados do IMESC no sentido de buscar a isenção do IPVA!

9º) De quem é a decisão da classificação do grau de deficiência da pessoa com deficiência que passa por perícia com os homologados do IMESC? Quem é o responsável pelo laudo de avaliação biopsicossocial?

Confira todas as respostas na transmissão!

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore