Primeiro bebê a nascer em 2024 e a importância do Teste do Pezinho

O primeiro bebê que nasce no ano é sempre pauta na mídia nacional. Televisões, jornais e sites mostram a maternidade, os pais e o bebê que nasce nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro.

Neste momento de alegria, é preciso fazer um alerta: a importância do Teste do Pezinho.

É um direito da criança garantido por lei e é gratuito, já disponível no SUS. O exame é capaz de identificar doenças graves e raras que podem ser tratadas e prevenidas: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. Algumas gotinhas de sangue extraídas do calcanhar do bebê são suficientes para a realização do teste, que fica pronto em poucos dias.

O Teste do Pezinho deve ser feito após 48 horas do nascimento, até o 5° dia de vida do bebê.

Desde 1976, quando foi implementado no Brasil pelo Instituto Jô Clemente (IJC), o Teste do Pezinho se tornou um marco na medicina preventiva. Com o maior laboratório para Triagem Neonatal do país, o IJC é credenciado pelo Ministério da Saúde em Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN). Mais de 17,5 milhões de crianças já foram triadas pelo IJC nesses 47 anos.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore