Programa visa garantir acessibilidade a consumidores com deficiência

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, documento dá garantia de direitos a acessibilidade aos mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de limitação funcional

A inclusão de pessoas com deficiência é um dos lemas da Política Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal que, nesta segunda-feira (21), fez o lançamento do Programa de Responsabilidade Social e Inclusão. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o documento detalha a inclusão da pessoa com deficiência nos ambientes de consumo, seja presencial ou virtual.

Desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o programa se torna fundamental em um país onde mais de 45 milhões de pessoas, segundo o Censo do IBGE, se autodeclaram com alguma limitação funcional. O objetivo do documento é eliminar as barreiras desse público nas relações de consumo, detalhando por exemplo, quais adaptações necessárias em uma loja ou site de compras.

Entre os detalhes do programa está a acessibilidade arquitetônica, quando existe a necessidade de proporcionar às pessoas com qualquer tipo de deficiência autonomia e segurança de acesso e uso. O documento detalha que as construções, reformas, ampliações de edificações devem respeitar as normas técnicas eliminando as barreiras quando existentes. Além disso, está incluso o direito à informação, considerando diversas ferramentas, nos ambientes físicos e virtuais, como comunicação em libras ou em braile, elementos sonoros, informações descritivas do produto e das formas de pagamento.

Essa foi uma das entregas da Agenda Brasil para Todos, evento que aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do Ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, da ministra chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.

Acessibilidade como destaque

Por meio da parceria interministerial, firmou-se, em 3 de dezembro de 2020, o Acordo de Cooperação Técnica para incentivar a defesa dos direitos de consumidores com deficiência no país. Como parte da ação, a Senacon tem estimulado a acessibilidade do consumidor com deficiência, tornando o ambiente de atendimento mais acessível e inclusivo. Para a efetivação do programa, as empresas deverão aderir a plataforma Consumidor.gov.br e comprovar o compromisso assumido por meio das ações voltadas para promoção da acessibilidade no mercado de bens e serviços brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore