Projeto acessível auxilia idosos com problemas de mobilidade a ficarem em pé

Para ajudar pessoas, especialmente idosos, com problemas de mobilidade a ficarem em pé, a área de Engenharia Biomédica da Universidade ECCI, de Bogotá, na Colômbia, desenvolveu um atuador linear (dispositivo mecânico) que sobe e abaixa de forma controlada e segura, sustentando o paciente verticalmente.

A ferramenta proporciona maior autonomia ao usuário, pois a posição de pé exigirá menos esforço, melhorando sua qualidade de vida e facilitando o trabalho dos cuidadores, além de oferecer, principalmente, segurança e acessibilidade.

Essa iniciativa é de grande relevância, pois os idosos sofrem com a piora de suas habilidades motoras devido à descalcificação óssea e à deterioração muscular, além de outras doenças oriundas da idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas no mundo são idosas com deficiência e precisam de assistência. 

Além disso, devido a essas condições físicas, os idosos ficam confinados a locais pequenos, agravando a situação por falta de exercício, o que afeta também o desempenho das atividades diárias, como levantar-se de uma cadeira, caminhar ou mover objetos pesados. Para ajudar, são necessárias tecnologias assistivas, que, como define a OMS, são dispositivos, instrumentos ou programas que proporcionam maior independência a seus usuários. No entanto, apenas 10% das pessoas com essas necessidades têm acesso a tais ferramentas.

Pensando nessa realidade, o atuador linear foi desenvolvido considerando as características: segurança do paciente, tecnologia utilizada e ergonomia, além de peso e altura. São oito peças, criadas de forma independente para posterior montagem. Para estudo das fases do projeto eletrônico foi utilizado o software Proteus. Por fim, a montagem ganhou forma no software Autodesk Inventor, no qual foram realizados os acoplamentos entre as peças.

“Há muitas tecnologias que oferecem características semelhantes, no entanto, demandam pré-instalação complexa e amplo espaço para seu bom funcionamento, além do custo elevado, pois precisam de serviço de manutenção periódico e especializado”, explica María Eugenia Lambertinez Rivera, uma das autoras do projeto, juntamente com Yeison Fonseca, sob orientação do professor Ricardo Espinosa, da Universidade ECCI.

A solução trabalha com velocidade de deslocamento de 14 mm/s, ciclo de trabalho de 25% e frequência de operação de 20%. É alimentada por 12 VDC e corrente máxima de carga de 3 A. Projetada em alumínio 6061, consegue suportar 150 kg, sendo de fácil manutenção e limpeza. Embora o protótipo ofereça muitos benefícios para seus usuários, ainda não foi testado em pacientes. 

O projeto “Projeto de tecnologia assistiva para ficar em pé” é um dos vencedores do Prêmio SBEB-Boston Scientific de Inovação em Engenharia Biomédica modalidade Latam. A premiação nasceu em 2019 para incentivar o desenvolvimento de trabalhos que colaborassem com o SUS – Sistema Único de Saúde. Este ano, foi criada uma modalidade contemplando também iniciativas de outros países da região que pudessem ter impactos positivos para sistemas públicos de saúde de toda a América Latina.

A decisão pela nova categoria se deu em função de o Brasil ser a sede do IX Congresso Latino-Americano de Engenharia Biomédica 2022, organizado pelo XXVIII CBEB – Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Foram submetidos ao prêmio 192 projetos, sendo escolhidos como vencedores pelo Comitê Avaliador Independente seis deles (três para o SUS e três para a América Latina).

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 8 de novembro com transmissão ao vivo, ao estilo talk show, a partir da sede da Boston Scientific no Brasil, por meio dos canais da empresa no YouTube, Facebook e LinkedIn. O evento contará com convidados presenciais, representando o Comitê de Avaliação, o Ministério da Saúde, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Anvisa e diversos setores do ecossistema de inovação em saúde do país.

Haverá, ainda, uma palestra ao piano de João Carlos Martins sobre motivação e superação. O maestro é um exemplo vivo do quanto uma vida pode ser transformada por meio da engenharia biomédica.

Mais informações: https://premiosbebbostonscientific.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore