Projeto arquitetônico inclusivo transforma o esporte em ferramenta de autonomia, cidadania e impacto social

Projeto arquitetônico inclusivo transforma o esporte em ferramenta de autonomia, cidadania e impacto social

Idealizado pelo maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Daniel Dias, o Instituto que leva seu nome foi criado com o propósito de ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência, tendo como principal missão promover inclusão, autonomia e desenvolvimento humano. Entre suas iniciativas, destaca-se o trabalho com a natação adaptada e outras atividades esportivas e educativas que fortalecem a autoestima, a saúde e a socialização de crianças e jovens com deficiência.

Com projeto arquitetônico assinado pelo EMDA Studio, o novo espaço físico permitirá ampliar o alcance dessas ações e consolidar um ecossistema de formação e apoio. Atualmente em fase de captação de patrocínio para viabilizar sua construção, que será um novo marco dedicado à inclusão social por meio do esporte, o centro oferece conforto, segurança e independência aos usuários, com soluções inclusivas que abrangem circulação, sinalização, iluminação, proporções e fluxos adequados.

O projeto prevê espaços para atender cerca de 400 crianças e acompanhantes com atividades esportivas adaptadas, áreas educacionais, ambientes de atendimento e convivência, além de infraestrutura que apoia famílias e comunidades. Oficinas de artesanato e culinária, aulas de idioma, salas de atendimento psicológico, ambulatório para primeiros socorros são alguns exemplos de espaços. A arquitetura atua, assim, como instrumento de cidadania, criando condições reais para que o esporte seja vetor de transformação social.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore