Idealizado pelo maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Daniel Dias, o Instituto que leva seu nome foi criado com o propósito de ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência, tendo como principal missão promover inclusão, autonomia e desenvolvimento humano. Entre suas iniciativas, destaca-se o trabalho com a natação adaptada e outras atividades esportivas e educativas que fortalecem a autoestima, a saúde e a socialização de crianças e jovens com deficiência.
Com projeto arquitetônico assinado pelo EMDA Studio, o novo espaço físico permitirá ampliar o alcance dessas ações e consolidar um ecossistema de formação e apoio. Atualmente em fase de captação de patrocínio para viabilizar sua construção, que será um novo marco dedicado à inclusão social por meio do esporte, o centro oferece conforto, segurança e independência aos usuários, com soluções inclusivas que abrangem circulação, sinalização, iluminação, proporções e fluxos adequados.
O projeto prevê espaços para atender cerca de 400 crianças e acompanhantes com atividades esportivas adaptadas, áreas educacionais, ambientes de atendimento e convivência, além de infraestrutura que apoia famílias e comunidades. Oficinas de artesanato e culinária, aulas de idioma, salas de atendimento psicológico, ambulatório para primeiros socorros são alguns exemplos de espaços. A arquitetura atua, assim, como instrumento de cidadania, criando condições reais para que o esporte seja vetor de transformação social.




