Projeto de Romário que obriga o uso do braille em panfletos eleitorais agora é lei

Projeto de Romário que obriga o uso do braille em panfletos eleitorais agora é lei

Senador foi o primeiro candidato do país a usar panfletos em Braille e agora garante o direito por lei sancionada nesta sexta-feira

O senador Romário (PL-RJ), referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, conquistou mais uma vitória histórica para a inclusão. Foi sancionada, nesta sexta-feira (3), a Lei 15.230/2025, de sua autoria, que obriga candidatos a cargos majoritários em todo o Brasil a disponibilizarem materiais de campanha em sistema Braille. A medida garante que pessoas com deficiência visual tenham acesso às propostas eleitorais com autonomia e igualdade, fortalecendo a democracia brasileira.

Em 2014, quando disputava uma vaga ao Senado, Romário foi o primeiro candidato do país a distribuir panfletos em Braille. No ano seguinte, já eleito senador, o parlamentar transformou o pioneirismo em projeto legislativo, que agora se torna política pública nacional.

“A democracia só é completa quando inclui todo mundo. Essa lei é um passo fundamental de respeito e cidadania para milhões de brasileiros com deficiência visual”, afirmou Romário.

Relator da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), aprovada e sancionada em 2015, Romário assegurou a impressão e distribuição de exemplares da lei em Braille.

“Desde o início, fiz questão de que a Lei Brasileira de Inclusão fosse totalmente acessível. Não bastava aprovar uma lei histórica, era preciso garantir que ela chegasse às mãos de quem mais precisava. Por isso, asseguramos a impressão e a distribuição da LBI em Braille. Inclusão não pode ficar só no papel, tem que ser realidade no dia a dia das pessoas”, ressaltou.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, das quais 506 mil são cegas. Para essa parcela da população, o acesso à informação em Braille significa inclusão na prática. Uma possibilidade real de exercer sua cidadania com independência.

“Sempre acreditei que a política deve ser feita para todos. O Braille nos panfletos garante que nenhum eleitor seja ignorado. É mais inclusão, mais acessibilidade e mais democracia”, destacou o senador.

A nova lei passará a valer já nas eleições de 2026, consolidando mais um capítulo da trajetória de Romário em defesa da inclusão e da igualdade de direitos.

🛜Senador Romário nas Redes
https://www.instagram.com/romariofaria?igsh=czAyNWZvanFpamVp

https://twitter.com/romarioonze?s=21

💻Site Oficial
https://romario.org

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore