Projeto Deficiência-20 (D20) busca fortalecer a participação da pessoa com deficiência nos debates do G20

Iniciativa do Instituto Jô Clemente (IJC) conta com o apoio da Disabilities Rights Foundation (DRF) e integra o grupo de engajamento C20, que discute diversas temáticas pela sociedade civil

O Civil 20 (C20) faz parte do processo do G20 – grupo de países que representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto mundial – e foi oficializado como grupo de engajamento do Fórum em 2013. O grupo visa garantir que os líderes mundiais escutem as recomendações e demandas da Sociedade Civil Organizada, promovendo a proteção do meio ambiente, o Desenvolvimento Social, Econômico e dos Direitos Humanos.

Partindo do lema “Nada sobre nós, sem nós”, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, lançou o projeto Deficiência-20 (D20), uma iniciativa que busca levar a pauta das pessoas com deficiência para o centro dos debates do G20 – principal fórum de cooperação econômica internacional.

O D20 tem como objetivo influenciar os diferentes grupos de trabalho do C20, mobilizando pessoas com deficiência, lideranças e movimentos a fim de avançar a agenda da deficiência no mundo. Ao longo dos 32 encontros previstos até a reunião do G20 – que acontece em novembro deste ano na cidade do Rio de Janeiro -, o projeto pretende criar um documento que reúna suas demandas e prioridades, a ser apresentado formalmente aos chefes de Estado durante o Fórum Internacional, além de outros atores estratégicos.

Idealizada pelo IJC com o apoio da Disabilities Rights Foundation (DRF), a iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação das pessoas com deficiência nos espaços de construção política em temas como justiça climática e desenvolvimento sustentável, saúde, educação, cultura, tecnologia, acesso à justiça, entre outros.

“Diferentemente do que aconteceu na Indonésia e na Índia, o Brasil não contemplou um grupo de trabalho temático sobre a deficiência e suas interseccionalidades. Além disso, identificamos pouca representatividade das pessoas com deficiências no decorrer das discussões e algumas barreiras que dificultam a participação plena e efetiva destas pessoas. Por isso, a importância de se estabelecer um espaço de participação social como o D20, que tem como premissa uma metodologia inclusiva e o uso de mecanismos de acessibilidade” destaca Deisiana Paes, coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC).

A primeira reunião do projeto contou com a participação de lideranças, autodefensores, movimentos sociais e Organizações de pessoas com deficiência de todo o Brasil, além de Mariana Pedron Macário e Carolina Almeida, ambas facilitadoras dos grupos de trabalho temáticos do C20. “Em linhas gerais, o D20 se propõe a realizar a escuta e fomentar o protagonismo das pessoas com deficiência para a discussão de temas e prioridades globais e a construção de recomendações políticas concretas dirigidas ao G20”, finaliza João Victor Salge, supervisor Operacional da área de Defesa e Garantia de Direitos do IJC.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente. 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore