Projeto do TJSP Mais Acessível realiza estudos de acessibilidade no Museu do Ipiranga

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (10), visita técnica ao Museu do Ipiranga, na Capital, para avaliar oportunidades de melhorias de acessibilidade no Judiciário paulista. A iniciativa é a primeira ação do projeto TJSP Mais Acessível e foi organizada pela Seção de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps). Na ocasião, 28 servidores – entre eles, funcionários com deficiência visual, auditiva e física – conheceram os recursos de acessibilidade disponíveis no museu, que integra a Universidade de São Paulo (USP).

A escolha do local considerou a implantação de mecanismos como audiodescrição, libras, audioguia, piso tátil, estrutura física adaptada e elementos voltados para o toque e exploração sensorial nas salas e exposições, possibilitando uma experiência interativa entre o público e as obras.

Nesse sentido, a diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, evidenciou que essa pesquisa de campo se relaciona com a atuação do Tribunal voltada à implementação de acessibilidade arquitetônica, digital e atitudinal. “A ideia é visitar, também, outros locais, para conhecermos os recursos disponíveis”, explicou. Oportunamente, os participantes responderão a um questionário para que sejam identificadas quais ações já introduzidas no museu podem ser interessantes para o Judiciário. 

A enfermeira judiciária Sheila de Souza Vieira possui deficiência auditiva e destacou a boa experiência a partir dos recursos audiovisuais, com intérprete de libras e legendas em todas as explicações das exposições. Já as peças destinadas à exploração sensorial chamaram a atenção da estenotipista Angélica Cardoso Gama, que tem deficiência visual. “Enquanto a guia estava falando, eu estava tocando os objetos. Isso foi o mais impressionante”, pontuou. 

Fonte: https://www.tjsp.jus.br/

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore