Projetos são premiados no Prêmio Recife de Inovação 2025

Projetos são premiados no Prêmio Recife de Inovação 2025

Iniciativas de inclusão e acessibilidade, ‘Batom Inteligente’ e ‘Inova.Ação PCD’, são premiadas em noite que reconheceu a excelência do centro de inovação, finalista em um total de oito categorias

Às vésperas de completar três décadas de história, o CESAR, um dos mais completos centros de inovação e conhecimento do Brasil, recebeu dois prêmios pelos projetos do Batom Inteligente e Inova.Ação PCD no Prêmio Recife de Inovação 2025. A forte presença na premiação, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), simboliza a consolidação de um trabalho que, desde sua fundação, se dedica a transformar empresas, pessoas e a sociedade pela tecnologia.

Ao todo, oito projetos do CESAR e da CESAR School estavam entre os finalistas em três categorias: Batom Inteligente, Bootcamp de Inovação, Innovation Journey, Inova.Ação PCD, CESAR Summer Job, Circuito Digital de Poesia, Programa FAST e Programando o Futuro.

Cada indicação reflete a capacidade do CESAR de atuar simultaneamente em diferentes frentes, como Inovação Empresarial, ESG, Startups, Inovação Social e Educação, demonstrando uma ambidestria organizacional rara, que conecta a pesquisa de fronteira com a aplicação prática no mercado e o impacto direto na comunidade.

A premiação em números

A votação popular registrou mais de 14 mil votos. Das 106 iniciativas inscritas, 97 projetos foram considerados elegíveis e seguiram para as etapas de avaliação técnica e votação popular.

Quase 30 anos de inovação

A trajetória do CESAR se entrelaça à do próprio Porto Digital. Fundado com a missão de conter a “fuga de talentos” e fomentar o desenvolvimento local, o centro tornou-se um pilar estratégico do ecossistema de inovação. As oito indicações ao Prêmio Recife de Inovação 2025 reforçam que, ao se aproximar de seus 30 anos, o CESAR permanece firme no propósito original: usar conhecimento e tecnologia para construir um futuro mais transformador e inclusivo.

Conheça as iniciativas premiadas no Prêmio Recife de Inovação 2025:

Batom Inteligente

O Batom Inteligente, desenvolvido pelo Grupo Boticário em parceria com o CESAR, é uma solução pioneira que utiliza inteligência artificial, visão computacional e robótica para tornar o uso de maquiagem acessível a pessoas com deficiência visual ou limitações motoras, devolvendo autonomia e dignidade à rotina de beleza.

Representando uma verdadeira mudança de paradigma ao unir alta tecnologia e propósito social em favor da inclusão, o projeto conquistou reconhecimento internacional ao ganhar o “People’s Choice Award” no SXSW Innovation Awards, sendo o único vencedor da América Latina entre dezenas de concorrentes globais.


Inova.Ação PCD CESAR

O Inova.Ação PCD, uma iniciativa do CESAR em parceria com a Télos, é um programa de inclusão que promove formação e empregabilidade para pessoas com deficiência no setor de tecnologia, oferecendo contratação e capacitação gratuita na área de desenvolvimento de software.

Pautada na equidade e na valorização de diferentes trajetórias, a iniciativa busca abrir portas em um mercado tradicionalmente pouco acessível, selecionando participantes por meio de testes, vídeo de apresentação e hackathon, e garantindo formação técnica intensiva que de fato possibilita inserção profissional. Ao unir tecnologia, inclusão e empoderamento social, o Inova.Ação PCD reforça o compromisso com a diversidade e se consolida como uma iniciativa essencial para tornar o setor de tecnologia mais acessível, representativo e justo para todos.

Créditos: CESAR/Divulgação

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore