Reatech e Expo Brasil Paralímpico 2025 reforçam protagonismo da inclusão com foco em inovação, cidadania e empregabilidade

Reatech e Expo Brasil Paralímpico 2025 reforçam protagonismo da inclusão com foco em inovação, cidadania e empregabilidade

Congresso Inclusão 360° será um dos grandes destaques, reunindo empresas, universidades, governos e pessoas com deficiência em debates sobre futuro do trabalho, inteligência artificial, neurodiversidade e saúde mental

O debate sobre inclusão no Brasil nunca foi tão urgente. O país tem hoje mais de 14 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE, e um cenário que exige avanços não apenas em políticas públicas, mas também no engajamento das empresas, universidades e da sociedade civil. Nesse contexto, o Congresso Reatech 2025 – Inclusão 360°, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro no São Paulo Expo, surge como um dos mais abrangentes e relevantes espaços de diálogo sobre acessibilidade, empregabilidade, inovação e cidadania.
 

Com o lema “Da intenção à ação, ninguém fica de fora”, o Congresso reunirá nomes de peso como Google, Itaú, Bosch, Hand Talk, Tribunal Superior do Trabalho, além de lideranças como Silvia Grecco, Mara Gabrilli e Cid Torquato. Serão dias de debates que vão da aplicação da inteligência artificial à acessibilidade digital até a importância da saúde mental nas organizações, passando por neurodiversidade, interseccionalidade e métricas que transformam indicadores em ação.

A programação culmina no Prêmio Ação Inclusiva 360°, que reconhecerá empresas e instituições com resultados concretos em diversidade e acessibilidade, como Bosch, Coca-Cola Refrescos, Wheaton, Padaria Real, entre outras. “Mais do que um espaço de debate, o congresso será um território de escuta ativa e construção prática. Queremos mostrar que a inclusão precisa sair do papel e se traduzir em soluções reais para empresas, governos e a sociedade”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.

Além do congresso, o público encontrará uma programação diversificada dentro da 20ª edição da Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação e da 2ª Expo Brasil Paralímpico, organizadas pela Fiera Milano Brasil em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento terá ainda arenas temáticas como a Arena Empregar, voltada à conexão entre profissionais com deficiência e empresas, e a Arena Game, que transforma o universo dos videogames em ferramenta de inclusão.
 

O esporte paralímpico também terá destaque com vivências na quadra poliesportiva e outras ativações, reforçando o papel do paradesporto na transformação social. “Temos um compromisso com a valorização da pessoa com deficiência e com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. Com isso, a realização da Expo Brasil Paralímpico pretende novamente sensibilizar o público quanto ao papel fundamental do esporte na vida das pessoas com deficiência — não apenas como instrumento de reabilitação, mas também como caminho para promover bem-estar, inclusão e crescimento pessoal e profissional. Os projetos do CPB e as histórias inspiradoras de atletas paralímpicos demonstram que o esporte tem o poder de transformar realidades e que todos possam ter a oportunidade de terem seus potenciais desenvolvidos”, afirmou José Antônio Freire, presidente do CPB desde janeiro deste ano.
 

Com presença confirmada de instituições como Laramara, ANDE Brasil, Gati, Médicos Sem Fronteiras e Diário PCD, a Reatech e a Expo Brasil Paralímpico 2025 consolidam-se como um movimento pela inclusão, que alia ciência, inovação e esporte para transformar a realidade das pessoas com deficiência no Brasil.
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO:

Link 

Ficha técnica do evento
Eventos: 20ª Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação + 2ª Expo Brasil Paralímpico
Data: 6 a 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo, SP
Site oficial: www.reatechbrasil.com.br | www.expobrasilparalimpico.com.br

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.

Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
 

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

Mais informações: www.cpb.org.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore