No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) reforça a importância de ampliar a acessibilidade digital no Brasil. De acordo com a NTT DATA, empresa integrante da REIS, 51% dos consumidores globais afirmam que estariam dispostos a pagar mais por serviços e produtos de empresas que priorizam acessibilidade digital.
Do outro lado, menos de 1% dos sites brasileiros dispõe de serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência, segundo o Panorama da Acessibilidade Digital no Brasil (2023). Plataformas de ensino, sistemas corporativos e até redes sociais ainda apresentam barreiras que dificultam a participação plena deste público.
“A acessibilidade digital não é um detalhe técnico, mas um direito fundamental e um requisito para a cidadania. Se uma pessoa com deficiência não consegue acessar uma plataforma de aprendizado, um sistema corporativo ou até mesmo um processo seletivo online, ela está sendo excluída de oportunidades essenciais”, explica Djalma Scartezini, CEO da REIS.
Capacitação em tecnologia e marketing digital
Desde o início de 2025, a REIS tem promovido um programa de bolsas de estudo que tem o intuito de beneficiar até 500 profissionais com deficiência que atuam nas mais de 60 empresas associadas à rede. O objetivo é garantir acesso a capacitação de alta qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais que favoreçam a empregabilidade, o crescimento de carreira e o empreendedorismo.
A iniciativa já conta com a adesão de importantes empresas, que investem na formação de seus colaboradores com deficiência, entre elas: 3M, AB MAURI, Accenture, Aon, ArcelorMittal Brasil, Atento, Banco BMG, Bayer, Belgo Arames, Edenred, EY, Grupo Amil, Grupo Carrefour, JLL, KPMG, LEROY MERLIN, L’Oréal Groupe, MARS, Natura, NTT DATA BRASIL, Pluxee Group, PwC, RD Saúde, Sera Experian, Siemens-Healthineers, Techint Engenharia, TIM, TozziniFreire Advogados, Veracel Celulose e Volkswagen.
Por meio da plataforma de ensino à distância Coursera, os interessados têm acesso remoto a cursos de diferentes áreas do conhecimento, como: negócios, tecnologia, gestão de projetos e marketing digital. Entre os cursos ofertados estão: Google project management, Google Data Analytics, UX Design, IT Support, It Automation with Python e Digital Marketing & e-commerce.
“Sabemos que muitos profissionais não possuem condições de custear formações e atualizações profissionais de qualidade. Por isso, fomentar o acesso ao conhecimento é essencial para que pessoas com deficiência possam ocupar postos de trabalho e se desenvolver em suas carreiras. É urgente incluir e capacitar para que ninguém fique para trás”, afirma Djalma Scartezini, CEO da REIS.
Os cursos, com carga horária média entre 140 e 200 horas, são oferecidos em formato on-line e assíncrono, o que permite maior flexibilidade de aprendizagem. Além disso, contam com recursos de acessibilidade como legendas, transcrição de vídeos e compatibilidade com leitores de tela – com exceção de Libras.
Com essa ação contínua, a REIS reafirma seu papel de articulação entre empresas, instituições e organismos internacionais, sempre com o propósito de construir um futuro em que a inclusão produtiva e o respeito à diversidade sejam pilares do desenvolvimento sustentável.
Mais regulamentação
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, no dia 11 de março de 2025, a primeira edição da NBR 17225, que estabelece diretrizes para acessibilidade digital no Brasil.
A norma chega para reforçar a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), que garante, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.
O artigo 63 da LBI determina que todos os sites mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país, assim como órgãos governamentais, devem ser acessíveis, assegurando às pessoas com deficiência o acesso às informações disponíveis, de acordo com as melhores práticas internacionais de acessibilidade.
Com a publicação da NBR 17225, o Brasil passa a contar com diretrizes claras para tornar a acessibilidade digital uma realidade concreta, representando um avanço significativo para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente online.
Sobre a REIS
A REIS surgiu, há 13 anos, durante o 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian. Fundada por João Ribas, precursor do movimento, atualmente a rede é composta por um grupo de mais de 60 empresas nacionais e multinacionais que se comprometem com os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e das Nações Unidas (ONU) para promover a empregabilidade das pessoas com deficiência e junto com 39 países é parte da Rede Global de Empresas Inclusivas, sendo uma das redes nacionais mais antigas e celebradas.