Relator do PL 3035/2020 realiza Audiência Pública às 14h nesta segunda-feira, 4

Relator do PL 3035/2020 realiza Audiência Pública às 14h nesta segunda-feira, 4

O Deputado Federal Duarte Junior do PSB/MA anunciou que irá realizar uma Audiência Pública sobre o PL 3035/2020 que “garante educação especial e inclusiva às pessoas com deficiência”.

A transmissão deve ocorrer pelo https://www.instagram.com/duartejr_/

O evento acontece nesta segunda-feira, 4, às 14h no Auditório da Defensoria Pública (Renascença II), na Avenida Júnior Coimbra, S/N, Renascença II, São Luís – MA (Próximo à Escola Reino Infantil)

Neste domingo, a assessoria do parlamentar afirmou ao Diário PcD que “o PL 3035/2020 Institui a Política para Educação Especial e Inclusiva, para atendimento às pessoas com Transtorno Mental, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência Intelectual e Deficiências Múltipla. Desta forma, por meio da Audiência Pública buscamos promover uma oportunidade valiosa para reunir diferentes perspectivas, promover o diálogo construtivo e coletar opiniões da sociedade civil, especialistas e partes interessadas sobre os potenciais impactos do referido projeto de lei”. Duarte Junior é o relator do PL na Câmara dos Deputados e já disponibilizou seu parecer – por 4 Comissões Permanentes, favorável à aprovação do tema.

No sábado, 2, um manifesto da ABRAÇA – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas que afirma que o Projeto de Lei nº 3.035/2020 gera preocupações. “A Abraça reforça seu compromisso com o diálogo, a inclusão e a dignidade das pessoas com deficiência. Desejamos expressar nossa profunda preocupação em relação ao Projeto de Lei nº 3.035/2020, de autoria do ex-deputado federal Alexandre Frota (Fed. PSDB-Cidadania/SP) e atualmente sob relatoria do deputado federal Duarte Júnior (PSB/MA). O teor do referido Projeto de Lei, aliado à sua tramitação açodada, desprovida da participação efetiva dos movimentos em prol das pessoas com deficiência, assim como a persistente proposição de abordagens não convencionais, exemplificado pela introdução do atendente terapêutico no contexto educacional, instiga um alerta acerca dos possíveis retrocessos iminentes. Tais elementos suscitam a apreensão sobre o que consideramos mais um ataque à educação inclusiva no Brasil”. 

Izabel Maior, ex-Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, afirmou ao Diário PcD que “assino junto com o manifesto da Abraça, completo e explicativo o suficiente para mostrar que o PL 3035/2020, demais projetos de lei apensados e texto do substitutivo não respeitam os direitos constitucionais das pessoas que pretendem proteger. A manifestação denuncia a forma antiga de decidir pelas pessoas com deficiência, o que é inaceitável e constitui discriminação ou capacitismo. A tramitação apressada de um tema tão sensível sem a voz das pessoas autistas não pode prosperar. Vamos debater em todos os estados, usando linguagem simples, comunicação acessível e sobretudo ouvir os usuários da política de educação inclusiva”.

Anteriormente o Diário PcD também tinha repercutido a manifestação da CNPEEI – Comissão Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva que pediu o arquivamento do projeto e com a adesão de 25 instituições, divulgaram posição contrária ao PL.

Já a Rede do Abraço, também em nota, afirmou que “o PL 3035 contemplava a atividade do Acompanhante Terapêutico (ATs), ainda que com diversas falhas e distorções. Repudiamos veementemente a exclusão do AT no texto do PL e sugerimos sua reinserção, com os devidos ajustes. Por fim rechaçamos os argumentos apresentados pela “Comissão Nacional da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, vinculada ao MEC, e composta por  25 associações, as quais manifestaram-se contra o PL, atrasando, assim, um tão profundo e ao mesmo tempo tão URGENTE pleito por parte da população com deficiência e neurodivergente níveis 2 e 3 de suporte”.

No dia 23 de agosto, em Sessão Deliberativa Extraordinária o Projeto só não foi debatido e votado em face do encerramento da Ordem do Dia. Entretanto, já com os pareceres das Comissões Permanentes, o tema pode ir a plenário a qualquer momento, dependendo apenas de decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Além do parecer favorável pela aprovação do PL pelo Deputado Federal Duarte Junior, o Deputado Zacharias Kalil, pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família também teve o parecer favorável aprovado pelos demais parlamentares da Comissão.

Duarte Junior foi relator pelas Comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A tramitação do projeto do ex-Deputado Federal Alexandre Frota teve sua tramitação considerada em caráter de urgência após os pedidos dos Deputados Federais

  • Dep. Tabata Amaral (PSB/SP) 
  • Dep. Lídice da Mata (PSB/BA)
  • Dep. André Figueiredo (PDT/CE) – LÍDER do Bloco UNIÃO, PP, Federação PSDB, CIDADANIA, PDT, PSB, AVANTE, SOLIDARIEDADE, PATRIOTA
  • Dep. Jadyel Alencar (PV/PI) – Fdr PT-PCdoB-PV
  • Dep. Antonio Brito (PSD/BA) – LÍDER do Bloco MDB, PSD, REPUBLICANOS, PODE, PSC
  • Dep. Zeca Dirceu (PT/PR) – Fdr PT-PCdoB-PV – LÍDER do Bloco Federação Brasil da Esperança – Fe Brasil

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore