Rio de Janeiro tem legislação contra o cyberbullying às Pessoas com Deficiência

Lei de autoria do deputado Fred Pacheco (PMN) foi inspirada na influenciadora digital que tem Síndrome de Down e foi vítima de ataques virtuais.

O governador do RJ, Cláudio Castro (PL), sancionou a Lei Estadual 10732 – Lei Maju de Araújo, para combate ao cyberbullying direcionado a pessoas com deficiência.

A lei, de autoria do deputado Fred Pacheco (PMN), foi inspirada na influenciadora digital Maju de Araújo, jovem com Síndrome de Down e vítima de ataques virtuais.

Além da influenciadora Maju, duas outras vítimas recentes de cyberbullying foram homenageadas com moções de aplausos da Alerj por suas posturas combativas: Viviane de Assis, conhecida passista das escolas de samba carioca e que também é delegada da Associação Brasileira de Nanismo, e a estudante Caroline Queirozvítima de capacitismo em Niterói.

Principais pontos da Lei Maju de Araújo:

  • Estabelecimento de canais de denúncia;
  • incluir mecanismos educativos nas plataformas digitais;
  • Aplicação de sanções aos agressores identificados, que podem incluir advertência, suspensão temporária ou permanente de conta, e comunicação às autoridades policiais.
  • Garantia de disponibilidade de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas plataformas digitais para pessoas com deficiência auditiva.
  • Criação de um comitê multidisciplinar composto por representantes das secretarias de estado, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, autarquias e especialistas em tecnologia.

Confira a íntegra da legislação fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore