Rodrigo Mendes fala sobre resiliência e transformação de vida na TV Cultura

Nesta terça-feira (20/2)Marcelo Tas conversa, no Provoca, com Rodrigo Hübner Mendes, professor, diretor do Instituto Rodrigo Mendes e ‘mestre em resiliência’. Há mais de 30 anos disseram que ele ia ficar paralisado, mas nunca mais parou. Sempre rodando em sua cadeira, transforma vidas e mostra o que é resiliência na prática. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 

Mendes conta como é ser livre em uma cadeira de rodas. “Não é tão diferente do que ser livre sem a cadeira de rodas. Eu mesmo imaginava quando percebi que a minha condição mudaria, eu tive mil pesadelos sobre o que seria, essa questão do símbolo de uma cadeira como uma prisão e, no fundo, eu não estou exagerando no que eu estou falando, isso aqui é só uma casca. Aquilo que a gente pode vislumbrar, atingir, construir, aprender, não tem a ver com a casca. Tem a ver com um entusiasmo, com o que está ao nosso redor, a curiosidade no sentido de não se acomodar, e tem a ver com um ponto de vista”, diz.
 

O que significa a palavra tetraplégico?, pergunta Tas. “Significa que houve uma interrupção na comunicação entre o nosso cérebro e os nervos e músculos do corpo e, com isso, a gente deixa de controlá-los em parte. A ação física mais óbvia, ela é prejudicada”. E o que essa experiência te ensinou sobre o tempo?, diz Tas. “É preciso respeitar o tempo, a maturação precisa ser respeitada, e cada um vai ter o seu. E no meu caso, eu devo ter levado três anos para virar a página e dizer que está tudo bem, vamos lá. Até três anos eu vivia em função de exercícios e com uma expectativa de voltar a fazer o que eu fazia. A tal da resiliência, retomar a condição original”, conta.
 

Em outro momento da entrevista, Hübner fala sobre o que o faz levantar todos os dias. “Tem uma coisa que é um mantra para mim, que é uma frase do meu pai quando ele me viu na maca, na pior situação que eu enfrentei, praticamente sem conseguir respirar. Eu cheguei no hospital e ele segurou no meu braço e falou: ‘filho, faz a sua parte, a gente vai fazer a nossa e a gente vai vencer isso tudo’. Quando acordo, acho que eu lembro: ‘faz a sua parte’’.
 

Por fim, Tas pergunta sobre o que significa educação inclusiva. “É uma concepção que parte da ideia de que cada ser humano tem particularidades na forma de se relacionar com o conhecimento, de absorver, aprender. Dado que isso passa a ser uma premissa, o processo de ensino precisa diversificar estratégias de sala de aula, formatos de materiais e a forma como se engaja o aluno com a realidade da vida”, explica Mendes. Tas questiona: ‘Independente dele ser uma pessoa com deficiência ou não?’. “Independentemente. A gente ainda não tem essa consciência porque já vivia numa escola que era para poucos, mas quando você pensa na heterogeneidade da população, a quantidade de pessoas que não conseguem dar sequência nos níveis de ensino, isso fica escancarado”, diz o professor.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore