São Paulo recebe a Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos em março de 2026 no Circuito do Ibirapuera

São Paulo recebe a Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos em março de 2026 no Circuito do Ibirapuera

Evento integra o calendário oficial da cidade para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

 O Instituto Olga Kos realiza, no próximo dia 29 de março, a Corrida e Caminhada Pela Inclusão Olga Kos – Março de 2026, a partir das 7 horas. Consolidada como uma das principais corridas inclusivas do País, a prova integra o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), reforçando a importância da diversidade, do respeito e da convivência entre todos. Os participantes terão a oportunidade de escolher entre as distâncias de 6.1 km e 9 km.

Com o patrocínio master da Shell Energy Brasil, esta é a primeira das duas provas anuais realizadas em São Paulo pelo Olga Kos. Trata-se de um encontro que une pessoas com e sem deficiência em um mesmo percurso, promovendo a integração, a empatia e a quebra de barreiras por meio do esporte. A corrida e a caminhada se tornaram, ao longo dos anos, um símbolo de mobilização social e de valorização da participação plena das pessoas com deficiência na vida urbana. A última, em dezembro de 2025, reuniu 18 mil corredores.

Para o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, a corrida traduz, de forma prática, o conceito de inclusão. “O esporte, especialmente a corrida, tem a capacidade de reunir pessoas diferentes em um mesmo espaço, com o mesmo objetivo. Quando colocamos pessoas com e sem deficiência lado a lado, mostramos que a inclusão acontece na convivência, no respeito e na oportunidade de participar em igualdade”, afirma.

A expectativa para essa edição é manter os números históricos do evento. Segundo Wolf Kos, a adesão crescente do público demonstra o fortalecimento da causa inclusiva na cidade. “Projetamos manter os números históricos que alcançamos nas edições passadas com a marca de 20 mil participantes. Isso mostra que a sociedade está cada vez mais engajada e consciente da importância de apoiar iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade”, destaca o presidente do Instituto.

“Apoiar a Corrida e Caminhada pela Inclusão, do Instituto Olga Kos, é reconhecer o poder do esporte como um espaço de pertencimento. Iniciativas como essa criam conexões, ampliam oportunidades e reforçam a importância de uma sociedade que valoriza a diversidade. Para a Shell, é essencial contribuir para ações que promovem acessibilidade e incentivam a participação ativa de pessoas com deficiência e em contextos de vulnerabilidade social, ajudando a construir caminhos mais justos e inclusivos para todos”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

Vale lembrar que pessoas com deficiência possuem 50% de desconto na inscrição, que deve ser realizada através do envio de um e-mail para corrida@institutoolgakos.org.br, anexando documento de identidade e laudo que comprove esta condição. Após o recebimento, análise e aprovação dos documentos, a organização enviará um cupom por e-mail para que o participante finalize a inscrição. Já as pessoas sem deficiência podem fazer a inscrição no site do Instituto Olga Kos.

Serviço
Corrida e Caminhada Pela Inclusão Olga Kos – Março de 2026

Data: 29 de março de 2026
Horário: a partir das 7 horas
Local: Circuito do Ibirapuera – São Paulo (SP)

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos de Inclusão é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência e abre espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. Ao traçar sua rota, o OLGA acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore