SEFAZ cria ‘FAKE NEWS’ sobre isenção do IPVA PcD em SP

Essa foi a maneira que os entrevistados do Diário PcD escolheram para definir as mudanças que ocorreram nesta sexta-feira, 8, no SIVEI/SEFAZ sobre o IPVA 2022 em SP

O Diário PcD preparou uma cobertura especial na noite da sexta-feira, 8, para repercutir as atualizações que aconteceram no site oficial da SEFAZ de SP, que passou a ‘sugerir’ que as pessoas com deficiência poderiam encaminhar pelo SIVEI o pedido para a isenção do IPVA de 2022, que está sem regulamentação. Em dezembro de 2021 foi sancionada a Lei Estadual 17.473, entretanto sem a publicação da Portaria CAT, as pessoas ainda não sabem o que fazer.

As adequações do SIVEI trouxeram ainda mais incertezas. O próprio sistema cria a oportunidade para as pessoas encaminharem o pedido de isenção, mas afirma que a solicitação ficará pendente, até que o mesmo Estado credencie quem emitirá um laudo pericial, pelo IMESC – Instituto de Medicina e de Criminologia de São Paulo.

Uma Resolução, publicada em 2 de fevereiro, determinou a suspensão do pagamento do imposto – relativo ao exercício de 2022, para todos aqueles que já contavam com a isenção em 2020 e 2021.  O Diário PcD produziu um dossiê onde apresentou a diversas autoridades que as cobranças permanecem constando no Renavam de grande parte das pessoas com deficiência, inclusive para muitos com a cobrança de ‘Acréscimos Legais’. O dossiê foi acatado pela Procuradoria Geral de Justiça, que determinou averiguação pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social.

Em seguida o Diário PcD produziu a segunda versão do dossiê, comprovando que as pessoas que deveriam ter a isenção, estão pagando o imposto, diante da pressão feita pelas informações oficiais da SEFAZ.

Na próxima semana, a equipe do Diário PcD divulgará mais um dossiê, para mostrar as autoridades que a situação está totalmente incerta e insegura para o segmento, mesmo diante de legislações que garantem a isenção.

Integrantes da COMISSÃO 48 e do PODEMOS SIM participaram da entrevista que foi transmitida pelo Canal do Diário PcD no Youtube na noite da sexta-feira, 8. A transmissão ocorreu simultaneamente com o Canal do Blog do Cadeirante.

Participaram da entrevista – pelo PODEMOS SIM – Mauricio Ferreira, Silvio Araújo e  Sandra Saltini. Já a COMISSÃO 48 esteve representada por Henrique Ceu, Alessandro Fernandes  – Blog do Cadeirante, Marcos Antonio da Silva e Fábio Azevedo.

Também participou da entrevista Adivaldo de Souza Lucas, um dos administradores do Todos pela Isenção.

A transmissão registrou inúmeros comentários no chat do YouTube. Pelo whatsapp as pessoas também se manifestaram, com indignação pelo FAKE NEWS criado pela SEFAZ.

Para Maria Hermínia, tudo isso é um “verdadeiro festival de palhaçada e incompetência dessas pessoas. Consultei o site do DETRAN e lá consta que o IPVA está EM ATRASO, e ainda estão cobrando Acréscimos Legais”.

Os entrevistados comentaram as respostas oficiais da SEFAZ e do IMESC para os questionamentos feitos pelo Diário PcD após as atualizações do site. Todos demonstraram indignação e perplexidade com respostas evasivas e sem nenhuma fundamentação dos órgãos oficiais.

“O Estado pode estar querendo brincar com o segmento, mas essa resposta servirá como mais uma ferramenta para provar a diversas autoridades que os governantes estão focando na ‘fome’ de arrecadar o  que mais puder agora, para depois, em um segundo momento, tratar com seriedade o direito da isenção”, afirmou Abrão Dib, editor do Diário PcD durante a transmissão.

Outro comentário feito pelos entrevistados é que mesmo com a atualização do SIVEI, nada garante que a isenção do IPVA está ‘decretada’ a partir de agora. Ao contrário, entendem que só foi mais um capítulo da falta de vontade para resolver o problema da isenção do IPVA em SP.

Acompanhe a transmissão e confira tudo o que foi comentado sobre a difícil missão de ter a isenção do IPVA em SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore