Semana da Leitura: Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza evento com programação literária inclusiva

De 28 de outubro e 1º de novembro, está programada uma série de atividades e o lançamento de dois livros acessíveis: “Dico: O menino que morava no coração do Pelé”, com a presença de Flavia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, e “Verônica, a magrela que era forte”, com participação da atleta paralímpica Verônica Hipólito

Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, realizará a Semana da Leitura, evento que combina literatura e acessibilidade, com o objetivo de incentivar a leitura inclusiva. A programação, que acontece na Fundação Dorina, conta com uma série de atividades enriquecedoras, incluindo café literário, contação de história, apresentação teatral, palestra sobre leitura inclusiva e sarau. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita, previamente, pelo link do evento, telefone (11) 5087-0990 ou e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br.

Não por acaso, o evento acontece no mês marcado por duas datas importantes para a literatura: o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro, e o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro. Em um ano em que a Fundação Dorina se destacou pela entrada e apoio ao esporte, a Semana da Leitura também será marcada pelo lançamento de dois livros sobre o tema, em formato acessível, reforçando o compromisso da Fundação Dorina com a acessibilidade, o esporte e a inclusão.

No dia 28 de outubro, será lançado o livro “DICO: O menino que morava no coração do Pelé” no auditório da Fundação Dorina, do escritor Celso de Campos Jr., com ilustrações de Lhaiza Moreno, que contará com a participação especial de Flavia Arantes do Nascimento, filha de Pelé. Após a abertura institucional e a apresentação da obra, haverá leitura de trechos do livro, conversa com os autores e representantes da editora, interação com o público e sorteios.

Ainda dentro da programação da semana, mas fora do espaço físico da Fundação Dorina, é a vez do livro “Verônica, a magrela que era forte”, da jornalista Joanna de Assis com ilustrações de Lais Oliveira, no dia 1º de novembro, encerrando o evento, na Biblioteca de São Paulo, na zona norte de São Paulo (SP). Este momento contará com a participação especial da medalhista Paralímpica, Parapan e campeã mundial Verônica Hipólito. A programação do dia, na Biblioteca, inclui, ainda, uma palestra sobre o tema “Leitura Inclusiva da produção de livros à formação leitora”, que terá uma mesa de discussão com convidados, leitura de trechos do livro e um diálogo com o público. 

Confira a programação completa da Semana da Leitura:

Segunda-feira, 28/10

  •  Das 9h às 12h – Encontro com autor: lançamento do livro acessível “Dico: O menino que morava no coração do Pelé”, com presença do autor Celso Campos Jr. e participação especial de Flavia Arantes do Nascimento, filha do Pelé. Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos – atividade com audiodescrição e libras. 
  •  Das 14h às 16h – Café Literário: encontro para discussão literária da obra “Tudo é rio”, da autora Carla Madeira. Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Terça-feira, 29/10 

  • Das 10h30 às 11h30 e outra sessão das 14h às 15h – Contação de histórias acessível. Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos – atividade com libras. 

Quarta-feira, 30/10  

  • Das 9h às 11h – Conversa com os Ledores da Fundação Dorina: apresentação do trabalho que os profissionais desenvolvem na produção dos audiolivros.  Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos.
  • Das 14h às 16h – Vozes de Dorina – Memórias Compartilhadas: roda de conversa com profissionais da Fundação que conheceram Dorina de Gouvêa Nowill.  Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Quinta-feira, 31/10  

  • Das 14h às 16h – Apresentação teatral: livre para todas as idades. Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos – atividade com audiodescrição e libras. 

Sexta-feira, 1/11 

  • Das 9h às 11h – Palestra Leitura Inclusiva: lançamento do livro acessível “Verônica, a magrela que era forte”, com presença da autora Joanna de Assis e participação especial da medalhista paralímpica Verônica Hipólito. Local – Biblioteca de São Paulo – atividade com libras. 
  • Das 14h às 16h – Sarau: apresentações artísticas acessíveis feitas por clientes, colaboradores, familiares e convidados. O sarau contará com a participação especial do Balé da Associação Fernanda Bianchini e da Orquestra Brasileira Inclusiva.  Local – Fundação Dorina Nowill para Cegos – atividade com audiodescrição e libras. 

Toda a programação da Semana da Leitura será disponibilizada para clientes e seus familiares, colaboradores, parceiros da Rede de Leitura, voluntários e convidados. 

Serviço:
Fundação Dorina Nowill para Cegos 

Endereço: R. Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino, São Paulo – SP

Biblioteca de São Paulo

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP

Informações e Inscrições: acesse o link ou entre em contato com a equipe da Biblioteca pelo telefone (11) 5087-0990 ou e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Descrição de imagem: Banner de fundo bege claro com moldura laranja nas bordas. Na parte superior, o logo da Semana da Leitura, que é um livro em braille com fones de ouvido ao redor, e o smile da Fundação na cor verde. Em seguida o texto: 28 de outubro a 1 de novembro. Na parte inferior, logo da Fundação e o do Instituto Morashá de Cultura. Fim da descrição.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore