Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: avaliação neuropsicológica e Projeto com bebês nascidos com síndrome de Down

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: avaliação neuropsicológica e Projeto com bebês nascidos com síndrome de Down

Instituto Jô Clemente (IJC) apresenta serviço para compreensão de funcionamento cognitivo e Projeto que acompanha crianças nascidas com síndrome de Down

Entre os dias 21 e 28 de agosto, é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma data que tem como objetivo a promoção de ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação. O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, aproveita a data para reforçar seu protagonismo na qualidade de vida de Pessoas com Deficiência.

Um instrumento para conhecer o perfil cognitivo

A Avaliação Neuropsicológica oferecida pelo Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente (IJC) é uma avaliação detalhada das funções cognitivas, utilizando instrumentos padronizados, como testes e escalas.

Com os resultados da avaliação, é possível fazer relações com funções como atenção, linguagem, percepção, memória e funções motoras. “A Avaliação Neuropsicológica permite compreender melhor as dificuldades apresentadas e programar estratégias mais eficazes de terapias”, explica Danielle Christofolli, Gerente do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente (IJC).

No Instituto, a avaliação é realizada por neuropsicológicos, que são os profissionais habilitados para uso dos instrumentos de avaliação.

Este serviço está disponível nas modalidades particular e convênio, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 8h às 13h.
 

Uma pesquisa que acompanha bebês até os três anos de idade

A pesquisa Coorte de Nascimento T21 São Paulo é a primeira pesquisa longitudinal de larga escala a acompanhar o crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor e condições de saúde de todas as crianças nascidas com síndrome de Down na capital paulista. Sob coordenação do pesquisador Dr. Fábio Bertapelli, o estudo em andamento tem o objetivo de monitorar aspectos como saúde materno-infantil, nutrição, qualidade do sono, atividade física e funções motoras até os três anos de idade.

Outros projetos já em andamento

Além da Coorte T21, o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) está dedicado ainda a outras pesquisas na área de genética, neurodesenvolvimento, biomarcadores e projetos relacionadas à inclusão da AME-5q (Atrofia Muscular Espinhal) no Programa de Triagem Neonatal no município de São Paulo; à tecnologia de rastreamento ocular em crianças para identificar marcadores de Autismo; à avaliação de quais terapias são mais eficazes, viáveis e custo-efetivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da saúde pública; ao uso do moderno Sequenciamento de Nova Geração (NGS) no Programa de Triagem Neonatal, entre outros. No total, são 12 pesquisas em andamento. “O foco desses projetos é criar soluções que dialogam diretamente com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Edward Yang, Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (IJC).

Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore