Senado Notícias promove acessibilidade e tem edição impressa em braile há 15 anos

Destinado a pessoas cegas ou com baixa visão, o Senado Notícias em braile é produzido há 15 anos pela Agência Senado, com uma tiragem de aproximadamente 150 exemplares. O material é publicado mensalmente pela Gráfica do Senado e distribuído para instituições de atendimento a pessoas com deficiência visual de todo o país. 

Segundo o coordenador-geral da Agência, Silvio Burle, o formato atual do produto é fruto de uma pesquisa feita pelo DataSenado com as principais instituições que recebem o jornal.

— Com ajuda do DataSenado, fizemos uma pesquisa em 2021 com a instituições atendidas para saber o tipo de material que gostariam de receber. Como o jornal chega a eles com notícias do mês anterior, pensamos até que o serviço poderia ficar obsoleto. Mas descobrimos que eles ainda consumiam bastantes notícias, principalmente ligadas a acessibilidade. Assim, mudamos o recorte editorial e não ficamos mais preocupados em dar tudo o que o Senado aprova no mês — afirmou Burle.

Hoje em sua 145ª edição, a publicação nasceu quando o Jornal do Senado era impresso diariamente. Com o fim do jornal, em 2919, a edição em braile foi mantida, mas o nome mudou para Senado Notícias em braile, em alusão ao Portal de Notícias da Casa.

O Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado considera o Senado Notícias em braile como parte dos objetivos estratégicos da Secretaria de Comunicação (Secom), no âmbito do Plano de Acessibilidade da Casa. 

Criado pelo francês Louis Braille, no século 19, o sistema de escrita em braile é celebrado anualmente no Dia Mundial do Braile, em 8 de abril. No Brasil, a data também marca o aniversário de José Álvares de Azevedo, considerado o primeiro professor cego do país e responsável pela introdução do sistema em solo nacional.

Para receber o Senado Notícias em braile, é preciso entrar em contato com a Agência Senado para obter uma espécie de assinatura. Os canais de contato são pelo e-mail agencia@senado.leg.br ou pelo telefone 0800 0612211

Fonte: Agência Senado

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore