Serviços promovem bem-estar e longevidade a pessoas com síndrome de Down

Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down. A data é reconhecida desde 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a condição genética causada pela triplicação (trissomia) do 21º cromossomo. Ela representa aproximadamente 25% de todos os casos de deficiência intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome e, no Brasil, estima-se que ocorra 1 a cada 600 a 800 nascimentos, totalizando cerca de 300 mil pessoas com síndrome de Down.
 

Com o objetivo de acolher, fornecer informações e apoiar as pessoas e familiares de quem possui a síndrome, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, oferece o Programa Momento da Notícia. Trata-se de um serviço de atendimento especializado e com orientações para pais de bebês diagnosticados com deficiência intelectual e síndrome de Down.
 

No programa, o acolhimento é realizado por psicólogos e outros pais que já vivenciaram esse momento da notícia de que há a chegada de um bebê com síndrome de Down. “O apoio de outros pais voluntários é fundamental para trazer conforto e formar uma comunidade que se une em prol da inclusão social, cidadania e luta por direitos da pessoa com deficiência”, afirma Kelly Carvalho Freitas, supervisora técnica do serviço de Estimulação e Habilitação do IJC.
 

Kelly destaca que o programa, criado há 10 anos é destinado a gestantes, mães de recém-nascidos e aos familiares, oferecendo apoio psicológico aos pais e crianças e auxiliando no acesso à informação como questões de higiene, rotinas com o pediatra, vacinação, estimulação precoce e brincadeiras para o desenvolvimento do bebê. O acompanhamento é oferecido de forma multidisciplinar incluindo fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.
 

Após a passagem pelo programa, a pessoa com a condição genética pode ser encaminhada para outros serviços oferecidos dentro do Instituto a fim de dar continuidade ao acompanhamento. Entre esses serviços está o de Longevidade, que permite o desenvolvimento contínuo e a independência da pessoa com deficiência intelectual na sociedade.

O serviço de Longevidade tem como propósito apoiar, de forma individualizada, a pessoa com deficiência no processo de prevenção e reabilitação de perdas funcionais. Ao utilizar o Projeto Terapêutico Singular (PTS) como referência, a​​reabilitação funcional, sensorial e psicossocial é realizada por meio de terapias que recorrem ao uso de interações artísticas, jogos lúdicos, atividades físicas e outras.

Além dos programas voltados ao acolhimento e promoção da saúde de pessoas com síndrome de Down, o Instituto Jô Clemente (IJC) também investe em Pesquisa e Inovação. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Instituto lançou o primeiro grande estudo dedicado à saúde e ao desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down nos primeiros três anos de vida: o Coorte T21 São Paulo. O estudo tem como objetivo acompanhar um grupo de pessoas ao longo da vida para entender como diferentes fatores podem afetar seu desenvolvimento e sua saúde.

Atualmente, o Coorte T21 conta com a participação de 13 colaboradores, e coordenação do pesquisador Dr. Fábio Bertapelli. Além do time interno do IJC, o projeto estabelece parcerias com pesquisadores de renomadas universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos, como as universidades de Oxford e de Southampton, assim como a Universidade do Alabama e a Universidade Estadual do Mississippi, ambas nos Estados Unidos.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore