Com programação contínua e ambiente acessível, o espaço propõe a leitura como uma prática presente no cotidiano; o espaço passa a contar com recursos voltados a pessoas com deficiência visual
Na capital paulista, o Sesc Pinheiros inaugura um novo espaço dedicado à leitura, ao encontro e à troca de repertórios: a Biblioteca, localizada no 3º andar da unidade.
Aberta ao público a partir de 25 de setembro, o ambiente oferece livros para consulta local e empréstimo, área para leitura, estudo e convivência, além de atividades que ampliam o contato com o universo literário.
Com novas tecnologias assistivas, a Biblioteca conta com recursos voltados a pessoas com deficiência visual, como scanner com voz, linha braille e ampliador de caracteres e imagens. A proposta é tornar os conteúdos acessíveis a todos, estimulando a autonomia e o contato direto com a leitura no dia a dia.
Estão previstas atividades especiais para marcar a abertura do espaço. Em setembro, já acontecem duas intervenções: Cartão Portal, com o coletivo As Rutes; e Ciranda Poética, com Cia Alcina da Palavra. A programação seguirá ao longo do semestre, em conexão com temas em debate na sociedade.
Espaço de troca
A criação da Biblioteca do Sesc Pinheiros envolveu a estruturação do espaço, com adequação do mobiliário, aquisição de novas publicações e integração às rotinas da rede de bibliotecas do Sesc São Paulo.
Com aproximadamente três mil e setecentos exemplares, o acervo prioriza a diversidade. Com ênfase na produção nacional e latino-americana, são títulos de diferentes gêneros e expressões, da prosa à poesia, passando por contos, crônicas, HQs, biografias e obras infantojuvenis.
Mais do que um local de silêncio e concentração, a Biblioteca integra as dinâmicas de atendimento ao público e se propõe como ambiente programático, com mediações de leitura, contações de histórias, oficinas, cursos e encontros com autoras, autores e profissionais do livro. Inserida no cotidiano do Sesc Pinheiros, com ações que promovem a convivência, valorizam a escuta e incentivam a partilha de experiências.
Acessível
Para usufruir da Biblioteca é preciso apenas apresentar a Credencial Plena ou a Credencial Atividade – a renovação da inscrição é feita anualmente.
Cada pessoa pode retirar até cinco livros, pelo período de 14 dias, com possibilidade de até três renovações. Além do empréstimo, é disponibilizado livro para leitura no local.
A biblioteca do Sesc Pinheiros conta com três dispositivos que auxiliam pessoas com deficiência visual (total ou parcial) na leitura de textos impressos. São eles: ampliador de caracteres e imagens, para uso da pessoa com baixa visão; leitor autônomo, que realiza a leitura através de voz sintetizada de textos digitalizados pela câmera do aparelho, para uso da pessoa cega ou com baixa visão; e linha braille, para textos digitalizados no Leitor Autônomo, para uso exclusivo da pessoa cega.
Sobre as bibliotecas do Sesc SP
A rede de bibliotecas do Sesc São Paulo estimula a leitura em suas múltiplas formas de expressão. Atualmente, o serviço está presente em dezenove unidades da instituição no estado, além das seis carretas itinerantes do BiblioSesc, oferecendo espaços de leitura, acervos atualizados, empréstimos de livros e uma programação cultural contínua, voltada à formação de leitoras e leitores de todas as idades. A proposta é que cada biblioteca dialogue com os contextos e territórios onde está inserida, promovendo o acesso à cultura, à informação e ao convívio.
Programação da Biblioteca do Sesc Pinheiros:
Cartão Portal – Intervenção Poética
Com Coletivo As Rutes
Dia: 25/09, quinta, 12h e às 16h.
Gratuito e classificação Livre
Ação performática que busca nas imagens um sentido de PORTAL: Lugar para onde cada pessoa é lançada e convidada a ver uma paisagem subjetivamente, alargada pelo seu mundo interno, não mais como ela é oficialmente (como em um cartão postal convencional), mas como poderia ser se fosse permitido fantasiar livremente.
Fundado por Beatriz Carvalho e Cristiana Ceschi, As Rutes é um coletivo de artistas interessadas em fabular a existência humana. Acredita que compartilhar histórias irá despertar as pessoas para novas e inovadoras possibilidades de existir no mundo e de fazer mundos existirem. As intervenções criadas pelo grupo pretendem dar vazão às metáforas, sonhos, símbolos soterrados pela vida cotidiana e que, quando despertados, lançam o público para um lugar de alegria, beleza e pertencimento.
Ciranda Poética
Com Cia Alcina da Palavra
Dias: 27 e 28/09, sábado e domingo, das 14h às 17h
Gratuito e classificação Livre
Intervenção literária em que uma dupla de artistas convida o público para conhecer o acervo da biblioteca da unidade. A partir de uma ciranda poética, apresentam trechos de livros de escritoras e escritores de diferentes gêneros e períodos. As pessoas podem participar expressando comentários ou lendo trechos das obras selecionados para a atividade.
A Cia. Alcina da Palavra nasceu do encontro de artistas, contadoras e contadores de histórias, com o objetivo de pesquisar e produzir ações com foco no resgate da cultura popular, principalmente na valorização da cultura africana e afro-brasileira em suas diferentes expressões. A missão do grupo é desconstruir a estrutura racista brasileira por meio de atividades lúdicas, especialmente no viés das narrativas da tradição oral e da literatura infantil.
**
SERVIÇO
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30
Estacionamento com manobrista
Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).
Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.
Crédito/Imagem: Foto: Renan Cantuário