Shopping de BH celebra o mês internacional da síndrome de Down com exposição

Mostra no DiamondMall reúne fotografias de pessoas atendidas pelo Instituto Mano Down em locais turísticos e expressivos de Belo Horizonte

Até 30/03, o DiamondMall recebe a exposição de fotos ‘Ocupando Espaços: Olhar Inclusivo pela Capital Mineira’, realizada em parceria com o Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. A mostra traduz em imagens como estas pessoas podem e devem ocupar os mais diversos espaços. Para isso, as fotos foram realizadas em locais turísticos e expressivos de Belo Horizonte, e contam com a participação de convidados especiais, que se destacam em áreas como esporte, cultura, moda e gastronomia.
 

Com sede no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, o Instituto Mano Down atende mil famílias em toda a capital mineira e região metropolitana. A entidade surgiu a partir do amor de seu fundador, Leonardo Gontijo, por Eduardo, irmão caçula diagnosticado com síndrome de Down. A história dos dois foi enredo da obra literária “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado” e deu início a uma trajetória para dar visibilidade à causa, corroborando para a estruturação de um espaço focado no atendimento às famílias de pessoas com deficiência intelectual.
 

De acordo com a superintendente do DiamondMall, Larissa Campos, a exposição é uma oportunidade de colocar em pauta a atenção à pessoa com deficiência, principalmente porque no próximo 21/03, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. “Esta é uma data de conscientização global não só para celebrar a vida das pessoas com a síndrome de Down como para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que as demais.”

Ainda segundo a executiva, esse é o segundo ano consecutivo no qual o shopping realiza uma exposição com a temática e a parceira com o Instituto Mano Down vem de longa data. Em janeiro a instituição recebeu uma doação de R$ 120 mil da Multiplan, fruto da Campanha Arrecadômetro de Natal, realizada durante o período de Natal.

Segundo Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Instituto Mano Down, ações como essas, promovidas em parceria com o DiamondMall, são importantes para dar protagonismo e visibilidade às pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais e mostrar o potencial delas para a sociedade. “Queremos mudar o olhar da sociedade, quebrando mitos e estereótipos. A exposição mostra que as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências podem e devem ocupar os espaços na sociedade. E o nosso trabalho, como instituição, é promover o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão, para que elas estejam preparadas para o mundo. Mas, também, trabalhamos para preparar a sociedade para recebê-las com respeito e valorização do potencial e da diversidade”, enfatiza.

Serviço
‘Ocupando Espaços: Olhar Inclusivo pela Capital Mineira’
Onde: DiamondMall (Avenida Olegário Maciel, 1600 – Piso L3 – Lourdes)
Quando: até 30 de março, todos os dias, das 10h às 22h
Visitação gratuita
Informações sobre o Instituto Mano Down, sua atuação e história estão disponíveis neste link: https://manodown.com.br/.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore