Sompo formaliza parceria com a REIS e reforça compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência

Sompo formaliza parceria com a REIS e reforça compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência

Associação à Rede Empresarial de Inclusão Social amplia iniciativas para promover diversidade e equidade no ambiente corporativo. Dados do Censo 2022 e do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que há mais de 7,3 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar que não recebem benefício assistencial

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de oficializar sua associação à REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que reúne empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa representa mais um avanço na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da companhia e foi formalizada no último dia 10 de dezembro, na sede da seguradora em São Paulo, quando o Djalma Scartezini, CEO da REIS, foi recebido por Alfredo Lalia Neto, CEO da seguradora, pelo Diretor Executivo Administrativo Celso Mendes e pela Diretora de RH & Sustentabilidade Roberta Caravieri, e representantes do squad de Diversidade da Sompo. 

Panorama do mercado de trabalho para pessoas com deficiência no Brasil

O Censo 2022 e dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que existem 7,3 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar que não recebem benefício assistencial. Atualmente, o mercado formal registra 634.650 pessoas com deficiência ou reabilitadas empregadas. Apesar da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) estabelecer a obrigatoriedade de contratação, os desafios para inclusão permanecem, incluindo barreiras físicas, falta de acessibilidade e preconceito. Iniciativas como a REIS são fundamentais para ampliar a empregabilidade e promover ambientes corporativos mais diversos.

Compromisso com a diversidade

Desde 2018, a Sompo conta com uma área específica voltada à Diversidade, Equidade e Inclusão, que atua sob os pilares: Gênero, Gerações, Raças e Etnias, Pessoas com Deficiência (PcDs) e LGBTI+. Entre outras ações, a companhia é signatária de iniciativas como os 10 Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, bem como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global. Também é signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Sou Segura e do Instituto Ethos. Em 2022, o CEO da Sompo, Alfredo Lalia Neto, assinou o Manifesto pela Erradicação da LGBTfobia, reiterando o compromisso da companhia com os princípios do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A agenda de ESG está representada em um pilar do Mapa Estratégico da Companhia, e as iniciativas de DE&I integram um dos pilares dessa agenda, a de “responsabilidade com as pessoas”.

A companhia também está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no ranking Instituições Financeiras, conforme levantamento da consultoria Great Place To Work (GPTW). Além disso, a consultoria a classificou entre as sete empresas de Destaque na área de Saúde Emocional.

Sobre a REIS

A REIS é uma iniciativa que reúne empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Criada em 2012, a REIS atua de forma independente e multilateral, em diálogos com a iniciativa privada, governos e sociedade civil. A rede oferece instrumentos, ferramentas, referências e espaço de diálogo e de construção de boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência, contribuindo para que as empresas encontrem diretrizes para a estruturação de seus programas de inclusão de pessoas com deficiência, com a segurança de que estão seguindo os melhores direcionadores para agregar valor ao negócio, às pessoas e à sociedade.

A Reis é o capítulo brasileiro e presença no país da ILO Global Business Disability Network, uma plataforma única para auxílio e aprendizado da iniciativa privada sobre questões envolvendo as deficiências, desenvolvida pela Organização Internacional do Trabalho, das Nações Unidas (ONU). O trabalho realizado globalmente por essa iniciativa é de auxílio à iniciativa privada nas jornadas de inclusão para pessoas com deficiência, fornecendo orientação técnica e facilitando a troca entre organizações.

Mais informações: https://www.redeempresarialdeinclusao.org.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore