STF determina que Estado é obrigado a dispor de tradutores de Libras na rede de ensino, após ação do MPSP

Graças à atuação do MPSP, o Estado de São Paulo deverá contratar tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para sua rede pública de ensino. A decisão do Tribunal de Justiça manteve a procedência do pedido feito pelo Ministério Público em ação civil pública ajuizada na Comarca de Itatiba.

O Estado interpôs recurso extraordinário que foi provido por decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de julgar improcedente o pedido.

Contra essa decisão, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, ingressou com agravo interno, obtendo o restabelecimento da procedência do pedido por acórdão em que prevaleceu o voto do ministro Roberto Barroso, frisando que como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Plano Nacional da Educação e a Lei de Libras determinam aos sistemas de ensino disporem de tradutores, “a margem de discricionariedade do administrador público é limitada pela disciplina constitucional e legal. Não há indevida invasão do mérito administrativo, mas apenas a determinação de implementação de política pública definida em lei”.

Fonte: https://www.mpsp.mp.br/

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore