Talento Incluir proporcionou emprego a pelo menos uma pessoa com deficiência por dia útil em 2024

Talento Incluir proporcionou emprego a pelo menos uma pessoa com deficiência por dia útil em 2024

Foram 353 pessoas com deficiência empregadas por meio da Talento Incluir. Pesquisas realizadas com a participação da Talento Incluir trazem dados exclusivos sobre empregabilidade das pessoas com deficiência no país

Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento, que já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, por meio de uma atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação – promoveu a contratação de 353 pessoas com deficiência no mercado de trabalhou em 2024. Também em 2024, a Talento Incluir realizou 132 treinamentos e palestras realizadas para levar conhecimento para um futuro mais acessível. Entre os clientes da Talento Incluir, o setor que mais investiu em ações inclusivas foi o de Energia, com 18,39% de participação no total investido, seguido pelo setor de Indústria, que representou 14,9% e o setor Automotivo, com 9,20%.

Entre o total de vagas preenchidas por pessoas com deficiência pela Talento Incluir, 17% foram para áreas administrativas das empresas contratantes, 32% para áreas operacionais, 26% para áreas técnicas e 25% para áreas comerciais.

Pesquisas

Em 2024 a Talento Incluir apresentou duas importantes pesquisas sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência:

1. Qualificação das pessoas com deficiência:

Realizada a partir do banco de dados pela Talento Incluir, com dados de 566 pessoas com deficiência em busca de emprego, a pesquisa revelou que os profissionais com deficiência estão cada vez mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho e para desafiar e superar os estereótipos. O estudo mostrou que 49,8% dos participantes possuem ensino superior completo, destes 24% têm qualificações avançadas, como pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Segundo a CEO da Talento Incluir Consultoria, Katya Hemelrijk, os dados apurados contrariam o mito persistente de que profissionais com deficiência carecem de qualificação para alcançar cargos de liderança.

Com o estudo, feito entre 17 de novembro de 2023 e 18 de março de 2024, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis, a Talento Incluir trouxe dados para incentivar as empresas a vencerem o capacitismo e abrir posições de liderança para pessoas com deficiência qualificadas. Os cargos de liderança nas empresas ainda estão bem distantes desses profissionais. Apenas 2,6% dos que responderam à pesquisa ocuparam cargos de gestão e 2,1% de supervisão no último emprego.

2. Pesquisa: “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência”

A pesquisa “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência” realizada em parceria da Talento Incluir, Instituto Locomotiva, Pacto Global e a iO Diversidade, realizada com 1.230 pessoas com 18 anos ou mais, que se declararam com deficiência ou neuro divergência, revelou dados exclusivos sobre a empregabilidade desses profissionais:

  • 9 em cada 10 pessoas entrevistadas que estão ativamente na força de trabalho já enfrentaram situações de capacitismo no ambiente profissional. Entre os principais relatos:
  • 75% ouviram comentários capacitistas;
  • 64% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de um superior;
  • 62% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo por parte de colegas de equipe;
  • 54% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de um (a) colega de outra área
  • 51% foram desqualificados (as);
  • 49% deixaram de ser promovidos;
  • 34% sofreram preconceito, discriminação ou capacitismo de cliente, fornecedor e/ou parceiros.

Outros dados da pesquisa:

  • 82% dos entrevistados que estão trabalhando, somente a minoria das empresas no Brasil está adaptada para receber pessoas com deficiência.
  • 33% dos respondentes que estão na força de trabalho afirmam que o seu ambiente de trabalho atual não é adequado às suas necessidades;

O objetivo da pesquisa, de acordo com os organizadores, é reunir dados para colaborar com a construção e promoção de políticas públicas e privadas, identificação de barreiras que atrapalham a inclusão, criação de um ambiente de trabalho mais justo e abrir oportunidades para profissionais com deficiência.

“Ainda com todos os desafios da agenda ESG que inclui o tema DE&I, a Talento Incluir seguirá no seu propósito de promover as ações de letramento de DE&I, com ações além da contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Atuar para inclusão é uma obrigação ética e econômica. Muitas empresas já conhecem os impactos negativos que a falta de políticas de inclusão da diversidade já causou. Trabalhamos para que no futuro a inclusão seja um processo natural, que não aconteça por imposição e sim por intencionalidade de promover uma sociedade mais justa e menos desigual”, conclui Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore