Time Brasil conquista 8 medalhas no 1º Campeonato Pan-americano de Badminton para surdos

Os surdoatletas do Brasil conquistaram 8 medalhas durante o 1º Campeonato Pan-americano de Badminton de Surdos, realizado em Pará de Minas.

O evento, realizado pela Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), reuniu 14 surdoatletas de 5 países. São eles: Amanda Sanches, Cauã SilvaGabriel Hovelacque, Geisa OliveiraLeonardo Domingos, Matheus Costa e Renata Faustino (Brasil); Mathias Bonnassiolle (Chile); Miriam Ruiz e Ronald Munoz (Equador); Jay Yang e Judy Yang (Estados Unidos); e Alba Martinez e Sebastian Cespedes (Paraguai).

Para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, o evento foi um sucesso. “Agradeço a todos os envolvidos, surdoatletas, equipe técnica e de arbitragem, equipe de fisioterapia, funcionários da prefeitura de Pará de Minas e da CBDS, além dos intérpretes do ICOM-Libras e voluntários, por realizarem um evento tão bonito e importante para o desporto de surdos do Brasil.”

Quem também acompanhou o evento foi o presidente da Feneis, Antônio Abreu. Segundo ele, é importante ver o Brasil sediar um torneio internacional. “Fiz questão de prestigiar o evento porque gosto de esportes e já fui presidente da CBDS. Me sinto feliz por essa parceria da Feneis com a CBDS, que vive um momento tão especial. Eu sei das dificuldades e vejo que a Diana está fazendo um trabalho incrível e repleto de conquistas para os surdoatletas do Brasil”, destacou.

O diretor da PANAMDES, Eric Nielson, que veio do Canadá para acompanhar o Pan-americano, se disse surpreso com a dimensão do evento. “Por se tratar de uma primeira edição do evento eu esperava algo mais simples e fiquei surpreso com toda essa estrutura. A CBDS está de parabéns pela organização e pelo trabalho que vem realizando.”

O campeonato foi organizado pela Federação Mineira de Desporto de Surdos (FMDS) e pela Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), teve apoio da Prefeitura de Pará de Minas e patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, além da Emenda Parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa.

Resultados do segundo dia

Os surdoatletas do Brasil conquistaram 8 medalhas: 1 de ouro; 2 de prata; e 5 de bronze, durante o 1º Campeonato Pan-americano de Badminton de Surdos. Os Estados Unidos conquistaram 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata, enquanto o Equador conquistou 1 medalha de bronze.

Na categoria Dupla Misto, a dupla do Brasil, Geisa Oliveira e Cauã Silva ficou com a medalha de prata após perderem para a dupla norte-americana Judy Yang e Jay Yang, por 2 x 1, que ficaram com a medalha de ouro. O bronze ficou com as duplas Renata Faustino e Matheus Costa e com Leonardo Domingos e Amanda Sanches, do Brasil.

A brasileira Renata Faustino conquistou o ouro na categoria Individual Feminino após vencer a norte-americana Judy Yang, por 2 x 0, que ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com as brasileiras Geisa Oliveira e Amanda Sanches.
 

“Foi muito emocionante conquistar esse primeiro lugar aqui porque foi a primeira vez que disputei um Pan-americano. Agora vou intensificar ainda mais os treinos para buscar mais medalhas no mundial”, declarou a surdoatleta Renata Faustino.

No Individual Masculino, Cauã Silva ficou com a medalha de prata, após sofrer derrota por 2 x 0, para o norte-americano Jay Yang, que levou o ouro. O terceiro lugar ficou com Ronald Munoz, do Equador, e com Matheus Costa, do Brasil.

Para o técnico do Time Brasil, Noeslem Lima, a equipe se mostrou bem preparada e entrosada. “Eu gostei bastante de reunir de novo a seleção e foi um desafio participar do primeiro Pan-americano. Por isso, queríamos conquistar o máximo de medalhas possível e chegamos às três finais. A expectativa foi muito boa, e pude ver a evolução dos nossos surdoatletas. Agora vamos preparar os atletas para o mundial, que será realizado em julho”, declarou o técnico.

Para saber mais, acesse o site da CBDS.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore