TJDFT contrata licença de leitor de tela para atender pessoas com deficiência visual

TJDFT contrata licença de leitor de tela para atender pessoas com deficiência visual

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) concluiu a contratação de licenças do software JAWS (Job Access With Speech) para atender às pessoas com deficiência visual. A iniciativa mostra o compromisso do Tribunal com a inclusão e a acessibilidade.

O JAWS é um leitor de tela que permite que pessoas com deficiência visual acessem sistemas operacionais e outros aplicativos. O programa converte o texto da tela para áudio ou Braille, o que permite que os usuários naveguem por sites e usem aplicativos.

No TJDFT, uma parte das licenças software estará disponível para servidores(as) e magistrados(as) que precisem do recurso. As demais irão atender aos jurisdicionados (as) com deficiência visual. O objetivo é promover acessibilidade às informações processuais e ao Balcão Virtual nos atendimentos presenciais.

Com o novo recurso, o TJDFT avança na oferta de acesso universal aos portais da internet e intranet, ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas judiciários e administrativos. A medida reforça a inclusão da diversidade como um valor institucional e sua missão de ser modelo de excelência na prestação jurisdicional. 

Braille

Outro recurso importante para promover acessibilidade de pessoas com deficiência visual é o uso Braille. O sistema de escrita e leitura tátil foi criado para pessoas cegas no intuito de diminuir as barreiras e garantir acesso menos desigual às informações.

A Biblioteca do TJDFT Desembargador Antônio Mello Martins possui um acerco com livros em sistema de leitura em Braille e em formato de áudio. As obras estão à disposição do público nas dependências da biblioteca. O atendimento geral presencial ao público interno é de 8h as 19h e ao público externo é de 12h as 19h.

Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, projeto de lei que visa garantir à pessoa com cegueira total ou baixa visão o direito a contratos escritos em Braille ou em outra tecnologia equivalente, sem custo extra, em qualquer tipo de relação de consumo.

Clique aqui para ler as Sementes da Inclusão publicadas pelo TJDFT.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore