Tratamento Assistido por Animais tem destaque na programação da 19ª Reatech + Expo Brasil Paralímpico

Evento a ser realizado de 20 a 23 de novembro, em São Paulo, terá cursos, workshop e congresso, abordando tratamentos como equoterapia e reptilterapia.

Dispor da companhia e da interação de animais, inclusive os exóticos, para melhorar a saúde emocional, física e social de pessoas é um tratamento que vem se consolidando cada vez mais no Brasil. Além dos já bem conhecidos cães, gatos e cavalos (equoterapia), a reptilterapia também é utilizada. Nela participam cobras, jacarés, sapos, lagartos teiú, além de outros animais exóticos como barata-de-madagáscar.

O Tratamento Assistido por Animais será um dos temas com ampla e profunda abordagem presente na 19ª edição da Reatech + Expo Brasil Paralímpico, um dos eventos mais importantes na América Latina dedicados à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A feira vai acontecer do dia 20 a 23 de novembro de 2024 no São Paulo Expo, na capital paulista.

A programação da Reatech está repleta de atividades sobre o assunto. No dia 22 de novembro, a partir das 13h, haverá o “Curso Pet | Terapia Assistida por Animais”, com atividades práticas e teóricas (a programação completa pode ser acessada AQUI). No dia 23, começando às 10h, acontece o “Workshop de Aprimoramento Técnico em Equoterapia”, destinado a profissionais das áreas de saúde ou educação, com nível superior, acadêmicos e interessados em conhecer a terapia (programação completa AQUI). 

A terapia ocupacional é outro tema abordado na Feira. Nos dias 22 e 23, a partir das 10h30, acontece o Tecfisio | TO – Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que vai discutir temas como órtese 3D, sexualidade, reabilitação com realidade virtual, relatos de experiência em doença de Parkinson, bem como a temática das Olimpíadas e Paralimpíadas deste ano. Acesse a programação AQUI.

Tratamento Assistido por Animais

O Curso Pet – SAA (Serviços Assistidos por Animais) é um dos mais procurados da Feira, tendo como um dos tópicos o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a atuação do psicólogo no TAA (Tratamento Assistido por Animais), conduzido pela psicóloga Aline Prier de Saone e pela Equipe Gati Equoterapia (Grupo de Abordagem Terapêutica e Integrada), às 14h, no dia 22 de novembro.

Liana Santos, diretora do Gati, explica que houve uma mudança na nomenclatura implementada pela IAHAIO (International Association of Human-Animal Interaction Organizations), a associação internacional de organizações que promovem a interação entre humanos e animais. A Terapia Assistida por Animais passou a se chamar Tratamento Assistido por Animais, por questões de padronização usada no mundo todo.

A diretora do Gati lembra que pacientes com TEA procuram bastante por tratamentos com animais. No caso do Curso Pet, os répteis serão as estrelas. “São serpentes, jacarés, teiús, sapos, bicho-palva (inseto cuja aparência imita vegetação), uma série de animais exóticos. Particularmente a réptil terapia é bastante recomendada e a fonoaudióloga Andréa Ribeiro é quem a pratica no Brasil. Ela usa o movimento contínuo da serpente para fazer uma estimulação no contato com alguns músculos de uma criança, por exemplo, proporcionando grandes ganhos motores e terapêuticos”. 

A fonoaudióloga mencionada por Liana fará a palestra “Reptilterapia – Animais diferenciados”, às 15h. Outros tópicos do curso serão o “Patas Therapeutas e IAA – experiências asilos e hospitais, apresentada pela psicanalista Silvana Fedeli Prado, às 16h, e o “Serviços Assistidos por animais e as possibilidades de trabalho na área da Educação”, ministrado pela psicopedagoga Leticia Cassonato, às 17h. 

Equoterapia

Liana Santos é ainda uma das principais especialistas em equoterapia do país e uma das pioneiras na coordenadoria e curadoria sobre o assunto na Reatech. De acordo com ela, os avanços da equoterapia no Brasil são imensos. 

“O grande avanço é que a equoterapia virou uma lei, um método terapêutico reconhecido dentro do Conselho Federal de Medicina e reconhecido pelo Crefito, que é o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, afirmou. A lei 13.830, que dispõe sobre a prática da equoterapia, foi sancionada em maio de 2019.

Liana ressalta que a equoterapia no Brasil é uma “potência”. “São 480 centros espalhados pelo Brasil. Todos capacitados, todos funcionando de acordo com a lei. O que a gente quer agora é que a equoterapia seja reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pelos planos de saúde. Pelo SUS vai demorar mais, mas pelos planos de saúde é uma questão de pouco tempo”, avalia.

A própria Liana será uma das palestrantes no Workshop Equoterapia, ela vai abordar o tema “As possibilidades de figura de picadeiro e de jogos equestres – TEA”. Outros temas como “Políticas públicas – atendimentos gratuitos de equoterapia – São Paulo”, apresentado por Eliane Baastch, psicopedagoga e instrutora de equitação, e “Atualidades do esporte após as paralimpíadas – Modalidades”, por Claudiane Pasquali, diretora da Modalidade Paraequestre da Confederação Brasileira de Hipismo, fazem parte da programação. Claudiane trará ainda informações de bastidores sobre a sua participação na paralimpíadas de Paris.

Medicina física e reabilitação

Ainda na programação da Reatech será possível participar do Reamed (Congresso de Medicina Física e Reabilitação), realizado nos dias 20 e 21 de novembro, à tarde. Trata-se do conceito de combinar a medicina tradicional com terapias complementares melhorando a qualidade de vida e a socialização do indivíduo.

Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, e um dos palestrantes do Congresso, informa que os profissionais envolvidos na reabilitação e treinamento de pessoas com deficiência (fisioterapia, educação física, terapia ocupacional, medicina, bioengenharia) têm grandes oportunidades para ampliar as possibilidades de atuação com tecnologias assistivas, processos inovadores, e políticas públicas.

“Nesses dois dias de curso mostraremos as etapas para os profissionais contribuírem com o desenvolvimento de tecnologias, processos e políticas públicas. Estas etapas envolvem desde a integração da equipe interdisciplinar, identificação de oportunidades de acordo com a deficiência, desenvolvimento de processos e tecnologias, capacitação de profissionais de saúde, desenvolvimento de projetos e políticas públicas”, ressaltou. 

Serviço:

Reatech Brasil 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação

Data: 20 a 23 de novembro

Horário: das 10h às 19h 

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações neste link.

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech,  wire Brasil, Fruit  Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informaçõeswww.fieramilanobrasil.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore