Tratamento na infância de pé torto congênito garante correção e evita dificuldades na fase adulta

Tratamento na infância de pé torto garante correção e evita dificuldades na fase adulta

Dois em cada mil bebês podem nascer com pé torto congênito (PTC), de acordo com a Política Nacional de Atenção à Pessoa com Pé Torto Congênito do Ministério da Saúde. O pé torto congênito é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que ocorre durante a gestação e pode ser unilateral ou bilateral.

O ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp atende 10 crianças por semana com PTC. Por isso, o ambulatório realizou, no mês de julho, uma ação para orientar e divulgar que o pé torto infantil tem tratamento e que a criança que nasce com essa deformidade pode ser um adulto normal.

O diagnóstico é feito durante a gestação, por meio de ultrassonografias, a partir do primeiro trimestre. Entretanto, a confirmação da deformidade é feita após o nascimento, com a avaliação física do formato e flexibilidade do pé. 

“Todo ano fazemos essa ação de conscientização, principalmente com as mães. O tratamento não é fácil, mas o resultado é compensatório”, diz a enfermeira Gislaine Kikuti.

O tratamento mais comum para o pé torto congênito envolve a manipulação suave do pé, seguida de aplicação de gessos seriados para corrigir a deformidade, gradualmente. O tratamento com gesso dura em média 60 dias. Em alguns casos, se necessário, é feito também procedimento cirúrgico chamado de tenotomia, que envolve o corte de um tendão.

Após o tratamento com gesso, a criança faz uso de órteses de Dennis Brown por três anos. Essa órtese é composta por sapatilhas e uma barra de regulagem. Ela ajuda a manter os pés em rotação externa, corrigindo a posição e evitando a volta da deformidade após o tratamento com gesso. 

“O tratamento precoce e adequado do pé torto congênito pode garantir que a criança tenha uma vida normal, com desenvolvimento físico e social saudáveis”, reforça Gislaine.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore