VEM CA ganha prêmio internacional de inovação em acessibilidade e inclusão

Criado pela ONG Escola de Gente, o APP VEM CA recebe evolução tecnológica pela Triad Systems

A ONG Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade, será premiada na Zero Project Conference 2022, o mais reconhecido evento internacional em acessibilidade e inclusão, pelo aplicativo VEM CA, uma plataforma que promove o encontro entre quem precisa com quem oferece acessibilidade, comunicacional e física, para desfrutar de cultura, lazer e entretenimento. O evento híbrido acontece na sede da ONU em Viena, Áustria, de 23 a 25 de fevereiro.


A Escola de Gente é a única ONG da América Latina contemplada quatro vezes (2014, 2016, 2019 e 2022) nesta premiação internacional, promovida anualmente, desde 2012, pela Fundação Essl e ONU. O júri do Award é composto por mais de mil especialistas de 186 países.

Para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, a premiação reforça o quanto é fundamental investir em iniciativas inovadoras de inclusão e de acessibilidade que repercutam de forma global e possam ser disseminadas em qualquer país. “Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento do Zero Project. A premiação confirma a importância do VEM CA como ideia que transforma em prática conceitos como sustentabilidade e inclusão. Durante a pandemia, a Escola de Gente viu crescer a responsabilidade social do VEM CA, pela sua rara oferta de acessibilidade, e decidiu dedicar esforços para ampliar seu escopo. Hoje ele é uma plataforma de interação e de oferta de conteúdos e serviços plenamente acessíveis, gerando impacto positivo em um cenário de exclusão digital, desemprego e falta de alternativas de geração de renda”, afirma.


Em janeiro de 2021, a Escola de Gente fechou parceria com a Triad Systems, empresa de tecnologia e inteligência de dados, para manutenção e evolução do APP. Foi implementado um Road Map para o relançamento internacional do VEM CA, que aconteceu em setembro passado em evento online do Rock in Rio Humanorama. A nova versão também abrange projetos online e fomenta a geração de empregos e prestação de serviços. Por meio da parceria tecnológica a solução está hospedada em ambiente robusto e recebe suporte e continuidade de desenvolvimento. “Se a inclusão no mundo aberto e de contato social já é um desafio, em um mundo isolado pela pandemia e sem acesso aos serviços é um desafio ainda maior. A nova versão do APP garante a inclusão de pessoas com deficiências dentro deste novo normal. A tecnologia não é a barreira, mas sim, a reformulação e integração dos processos”, afirma Ricardo Arguelhes, Diretor de Novos Negócios da Triad Systems.


O VEM CA já obteve resultados significativos: cerca de 21 mil downloads e a média de 500 usuários por mês, totalizando mais de 800 eventos cadastrados até hoje e 290 pessoas produtoras culturais inscritas. A plataforma possibilita que pessoas com deficiência, idosas ou empobrecidas se planejem para desfrutar da arte, de entretenimento e de conhecimento por meio de buscas cruzadas que envolvem 24 tipos de atividades culturais presenciais e online, e até 12 recursos de acessibilidade física e comunicacional.


Segundo dados da ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nas regiões mais pobres dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a Covid-19, a população de pessoas com deficiência, assim como outras historicamente impedidas de circular pelo mundo digital, passaram a enfrentar a maior exclusão de suas histórias. A falta de acessibilidade comunicacional, associada à ausência de conectividade digital, transformou o isolamento social em uma condição sem precedentes de sofrimento psicológico e de risco à vida para grupos vulneráveis.


O Zero Project Award foi idealizado para apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em todo o mundo. Na premiação de 2022, o foco é o Artigo 9 da Convenção, que trata da acessibilidade como um direito. No Brasil, a Convenção foi ratificada com status de Constituição em 2009.

Ao todo são 76 projetos, de 35 países, que receberão a oportunidade de mostrar seu trabalho inovador na Conferência Anual do Zero Project em 2022, sendo citados no Relatório anual e compartilhados com especialistas em todo o mundo.


Sobre a Escola de Gente – Idealizada em 2002 pela jornalista, escritora e ativista política Claudia Werneck, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão tem como missão transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas, para que pessoas com e sem deficiência exerçam seus direitos humanos desde a infância. Já mobilizou diretamente para a prática da inclusão, no presencial e no virtual, cerca de um milhão de pessoas em mais de 200 municípios de 22 estados de todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal, e em 19 países das Américas, África, Europa e Oceania. Conta com mais de 80 reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, dentre eles “Prêmio Direitos Humanos 2011” e “Ordem do Mérito Cultural 2014” da presidência da República do Brasil.


Sobre o VEM CA – Criado em 2019, o aplicativo VEM CA foi relançado no último dia 16 de setembro, durante o Rock in Rio Humanorama. Em julho de 2021, o APP foi reconhecido pela ONU como uma das melhores práticas relacionadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG Good Practices). O VEM CA, que funciona como um guia cultural e de conhecimento para eventos com acessibilidade em todo Brasil, possui mais de 21 mil downloads, 800 eventos nacionais inscritos desde o seu lançamento e 290 pessoas da área de produção cultural cadastradas. Ao longo de 2021 o VEM CA conquistou em torno de 600 novas pessoas usuárias, mantendo uma média mensal de 500 pessoas usuárias (dentre novas e antigas).


Sobre o Zero Project – O Zero Project é uma iniciativa da Fundação Essl – instituição austríaca com fins sociais e de pesquisa científica – cujo objetivo é construir um mundo sem barreiras para pessoas com deficiência, com foco na identificação, reconhecimento e divulgação de programas sociais relacionados a cada ano em quatro diferentes tópicos: educação, emprego, acessibilidade e vida independente. A conferência Zero Project é realizada em parceria com a ONU, tornando-se uma grande oportunidade para aprender – por meio de vozes de especialistas – as diversas práticas e políticas inovadoras de inclusão social e trabalhista no mundo, que podem ser aplicadas na América Latina e no mundo de língua espanhola, bem como compartilhar experiências de sucesso entre os participantes do evento.


Sobre o Grupo Triad Systems-A Triad Systems é uma empresa brasileira, com mais de 30 anos de história, que potencializa a receita, aumenta a eficiência operacional e maximiza resultados de empresas de diferentes portes e mercados, por meio de um ecossistema de soluções e serviços de tecnologia. Com inovação e inteligência de dados entrega soluções ágeis, flexíveis e digitais para gigantes dos setores de Telecomunicações, Manufatura, Finanças e outros. Conta com o reconhecimento do mercado através de premiações de Melhor Empresa de Desenvolvimento de Software e Aplicativos nos anos de 2007, 2010, 2011, 2012 e 2019 pelo Anuário Telecom. O grupo também é composto pela i9Triad, business unit focada em inovação e inteligência de dados, pelo iTriad, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, responsável por projetos de P&D, Visão Computacional e Indústria 4.0 e, recentemente, fundou a business unit especializada em serviços de cloud e Infraestrutura de TI.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore