“Vozes em Movimento” dá protagonismo social aos 60+

“Vozes em Movimento” dá protagonismo social aos 60+

Projeto do Instituto Olga Kos evidencia como música e arte promovem bem-estar e auxiliam o desenvolvimento cognitivo de idosos.

“Vozes em Movimento”, projeto idealizado e executado pelo Instituto Olga Kos, com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e financiamento do Fundo Municipal do Idoso (FMID), objetiva a promoção da inclusão cultural de idosos com ou sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

         Reunindo arte, dança e canto, o projeto propõe resgatar a autoestima, autonomia e o protagonismo de participantes, conduzido por profissionais multidisciplinares no Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Aprendendo a Viver, na cidade de São Paulo, com duração de um ano. Ao todo são 60 participantes, divididos em quatro turmas presenciais, cada uma com 15 pessoas, sempre às segundas-feiras e terças-feiras, com oficinas das 13h às 15h e das 15h às 17h.

         Em uma sociedade que muitas vezes ainda invisibiliza pessoas idosas, sobretudo aquelas em situações de vulnerabilidade, o projeto chega para reafirmar o direito à cidadania e aos direitos culturais. As atividades desenvolvidas permitem que os idosos se tornem sujeitos e autores de suas histórias por meio da arte.

         Para Gustavo Paulino, Supervisor Artístico e Metodológico, o projeto marca uma nova etapa no Instituto. “É um dos primeiros projetos voltados aos 60+ e que permite acesso gratuito a atividades que promovem bem-estar e ajudam o desenvolvimento cognitivo dessas pessoas. Música e arte são linguagens poderosas para esse fim”, sublinha.    

         Silvia Liz, Coordenadora Cultural, explica que é a primeira vez que a fisioterapia integra um projeto cultural do Olga. “Pensar na saúde mental da população idosa é um fator altamente agregador, pois é preciso mais e mais colocar essa pauta à frente”, reflete.

         Wolf Kos, presidente do Olga, diz que o projeto chega para somar ao histórico trabalho realizado pela inclusão social de pessoas com deficiência, há quase 18 anos. “É um orgulho contribuir valores essenciais para o desenvolvimento integral dos idosos, uma vez que a população brasileira é uma das que mais envelhece no mundo”, pontua.

         Para além das oficinas, o projeto culminará em um grande espetáculo com coral, onde os participantes, tornados protagonistas, poderão mostrar sua transformação pessoal e artística.

Crédito da foto: Divulgação/Instituto Olga Kos

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore