Vozes Gagas Lança Outubro de Conscientização: Um Mês para Amplificar Vozes e Combater o Capacitismo

Em um esforço contínuo para desmistificar a gagueira e promover a inclusão, o perfil Vozes Gagas (@vozesgagas) anuncia sua programação especial para o Mês Internacional de Conscientização sobre a Gagueira, em outubro. 

Com aproximadamente 70 a 80 milhões de pessoas gagas em todo o mundo – cerca de 1% da população global – e uma estimativa de 2 milhões somente no Brasil, a iniciativa busca dar visibilidade a uma condição frequentemente mal compreendida e invisibilizada.

Este ano, o Vozes Gagas foca na potência da comunidade e na educação como ferramentas essenciais contra o preconceito. Alexandra Martins, organizadora da ação, ressalta: “O fato da gagueira não ser considerada legalmente uma deficiência acaba impedindo que esse assunto saia da bolha. Para ela, tão ou mais importante do que esse reconhecimento, é a educação das pessoas sobre esse assunto e para as violências que as pessoas gagas passam: O fato da gagueira não ser considerada uma deficiência, não impede que pessoas gagas passem por capacitismos. Ao contrário, essa invisibilidade aumenta muito mais o preconceito.”

Programação de Lives: Conhecimento e Experiência em Destaque

Durante todas as segundas-feiras de outubro, às 18h30, o canal do Vozes Gagas no Instagram será palco de lives enriquecedoras. Uma série de convidados, incluindo pessoas gagas e aliadas da causa, compartilharão suas vivências e conhecimentos, abordando a gagueira sob diversas perspectivas e reescrevendo narrativas.

Conheça alguns dos participantes:

•Fernando Andrade: Engenheiro mecânico e representante da AbraGagueira na Bahia, Fernando traz sua experiência para o debate sobre acessibilidade e representatividade.

•Gabriel Gomes: Fundador do @carreiragaga, Gabriel oferece mentorias e conteúdos para o desenvolvimento de carreira de pessoas com gagueira.

•Tatiana Cavalcanti: Fonoaudióloga com 18 anos de experiência, mestre e doutoranda em Linguística, Tatiana é especialista em gagueira e ensino de oratória.

•Mariana Rissão: Atriz, jornalista e apresentadora, Mariana usa a arte e a comunicação para inspirar e mostrar que pessoas com gagueira podem ocupar todos os espaços.

Desafio 100 Dias: Criatividade e Multiplicidade

Complementando as lives, o perfil Vozes Gagas promove o “Desafio 100 Dias”. Inspirada por uma iniciativa internacional, Alexandra Martins aceitou o desafio de publicar um vídeo diário de até um minuto, explorando a gagueira de maneiras criativas e acessíveis. “Está sendo uma experiência divertida porque todo dia eu tenho que pensar em algo diferente pra chamar atenção e deixar as pessoas interessadas no canal. Grande parte dos conteúdos sobre gagueira que vejo nas redes sociais são meio chatos e técnicos demais. Eu queria falar sobre isso de várias maneiras porque a gagueira também é esse lugar da multiplicidade”, comenta Alexandra.

22 de Outubro: Dia Internacional de Atenção à Gagueira

O ponto alto do mês é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), em 22 de outubro. A data é um convite global para desmistificar o distúrbio da fluência, promover a conscientização e combater o preconceito, incentivando o respeito e a compreensão. As ações do Vozes Gagas reforçam esse compromisso, celebrando a diversidade da fala e a força de uma comunidade que luta por seu espaço.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore